Clicky

Convergência Digital - Home

AWS: Nuvem reduz custos em 61% e aumenta eficiência da TI em 74%

Convergência Digital
Luís Osvaldo Grossmann - 03/12/2020

O ano de 2020 tem todos os sinais de ter provocado uma disparada na transformação digital de diversos setores. E um dos mais fortes nesse movimento é o financeiro. Como apontaram os principais executivos da AWS no Brasil e na América Latina durante o re:Invent, o principal evento de nuvem pública do maior fornecedor global de serviços de cloud computing, os índices de crescimento não deixam dúvidas. 

“O IDC fez uma pesquisa com 17 organizações na América Latina que migraram recentemente para a AWS, e apontou alguns insights. A redução com custos operacionais foi de 61%, considerando todo o investimento de infraestrutura e paradas não programadas. As equipes de TI são 74% mais eficientes. E a implementação de novas funcionalidades representou um acréscimo anual de 62%. Tudo isso mostra como as instituições, especialmente financeiras, podem melhor focar no negócio”, resumiu o diretor geral da AWS Brasil, Cleber Morais.

Nesta semana, a empresa anunciou uma parceria de 10 anos com o maior banco da região, o brasileiro Itaú Unibanco, que tem 56 milhões de clientes no Brasil, para migrar a maior parcela de sua infraestrutura de TI dos mainframes e de seus data centers para a nuvem. Isso inclui as principais plataformas bancárias, soluções de call center e aplicativos online.

“Em todo o mundo as instituições financeiras estão investindo em talentos para transformar a indústria, para fornecer serviços melhores e mais flexíveis. Essa tendência também acontece na América Latina. Temos clientes de todo o espectro do segmento, desde fintechs em estágios iniciais, às maiores instituições financeiras. Um estudo da IDC estima que essas instituições estão gastando 200% acima de 2019 em IaaS. E os gastos com nuvem em geral – IaaS, PaaS e SaaS – cresceram 76%”, destacou o diretor de vendas na AWS América Latina, Jaime Valles. “Mais do que mudar a experiência de acesso a clientes e empresas, estão fazendo do horário restrito de atendimento bancário uma coisa do passado.”


Destaques
Destaques

TIM faz multicloud com Google, Microsoft e Oracle

Depois de anunciar o big data no Google Cloud, a operadora confirma a migração dos datacenters localizados em São Paulo e Rio de Janeiro para as instalações da Oracle e da Microsoft.

Incêndio no maior data center da Europa alerta para estratégia de recuperação de desastre

A OVHcloud, fornecedora de serviços de cloud do governo da França, teve quatro datacenters destruídos pelo fogo, em Estrasburgo, no leste da França. Muitos clientes reclamam de sites e e-mails fora do ar. União Soviética fica sem acesso ao Google e ao You tube.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como a IaaS está alinhada ao seu negócio?

Por Fábio Lucinari*

Cada vez mais é preciso considerar que as opções convencionais de TI tendem a ser ineficientes no trabalho de auxiliar as companhias a se adaptarem às necessidades e aos desafios do cenário atual. Infraestrutura como serviço oferece soluções projetadas sob medida e aprimoram o consumo da área de tecnologia.

IA, nuvem e IoT exigem data centers mais eficientes

Por Ed Solis*

Adoção crescente de tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e PoE estão na lista para melhorar o desempenho das redes e a eficiência do gerenciamento.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site