Para TICs, Reforma Tributária com PIS/Cofins é aumento de imposto e atrapalha 5G

Convergência Digital ... 22/07/2020 ... Convergência Digital

As operadoras de telecomunicações vão buscar o ministro da Economia, Paulo Guedes, para apontar que a proposta de unificação do PIS e da Cofins, com elevação da alíquota para 12%, é ruim para o acesso aos serviços de telecomunicações. 

Segundo o presidente executivo do SindiTelebrasil, Marcos Ferrari, “a proposta poderá implicar aumento de aproximadamente 2 pontos percentuais em uma carga tributária que já é elevada, chegou a 46,7% em 2019, e é a maior tributação de banda larga entre os 20 maiores mercados do mundo”. 

“O SindiTelebrasil precisa avaliar detalhadamente e apresentar as contribuições ao Congresso Nacional, assim como explicar ao Ministro Paulo Guedes que esse aumento dificulta a digitalização e prejudica a implantação do 5G no Brasil”, reforça o sindicato das teles, em nota, distribuída ao mercado nesta quarta-feira, 22/07.

Para o sindicato das operadoras, “a proposta prejudica o consumidor e a expansão do acesso da população aos serviços de telecomunicações, essencial no cotidiano dos brasileiros e para o desenvolvimento econômico, especialmente no momento de retomada pós-pandemia”.

Procurada pelo Convergência Digital, a  Associacao Brasileira das Prestadoras de Servicos de Telecomunicacoes Competitivas, TelComp, se mostrou preocupada com o possível aumento de carga tributária, mas prefere acompanhar o efeito da proposta junto aos seus associados para uma manifestação oficial.

A proposta entregue pelo ministro ao Congresso Nacional teve repercussão negativa no mercado de tecnologia da informação, em especial para o segmento de software e serviços. Isso porque a “reforma tributária” apresentada começa com elevação da carga e deixa a desoneração da folha para depois. Já é certo que haverá uma mobilização contrária à proposta do governo.


Internet Móvel 3G 4G
Comissão Europeia pede ações urgentes para ter 5G o quanto antes

Entidade pede ações comuns aos países da comunidade europeia e pedem, entre outros itens, a revogação de burocracias impostas à implantação de redes 5G. "Internet de banda larga é uma aposta geoestratégica. Não podemos atrasar", disse o comissário da CE, Thierry Breton.

Copel Telecom marca privatização para novembro e quer R$ 1,4 bilhão

Edital de venda do braço de telecomunicações da estatal paranaense de energia é previsto para 21/9. Empresa tem 34 mil km de fibras em 399 municípios. 

Oi diz à CVM que movimento de ações se deve a aprovação de plano e venda da móvel

Comissão de Valores Mobiliários perguntou o motivo das oscilações recentes nos papéis da operadora, com quedas superiores a 7% seguidas de aumentos de 9%. 

Claro tenta resgatar TV paga com planos alternativos a não clientes

Com metade do mercado nacional de TV por assinatura, o presidente da empresa, José Félix, diz que fará lançamentos nos próximos dias. “A TV está sofrendo alterações e vamos lançar de imediato um novo serviço.”

5G com maior carga tributária do mundo é telhado sem alicerce

“A sociedade quer conectividade total, 5G, dispositivos diferentes a qualquer hora, qualquer lugar. Mas estamos assombrados pelo risco de aumentar ainda mais a carga tributária com a reforma atual”, afirma a presidente da Feninfra, Vivien Suruagy, no Painel Telebrasil 2020.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G