TELECOM

TIM Brasil: 5G é mais uma política de Estado do que um negócio de telecom

Ana Paula Lobo ... 05/12/2019 ... Convergência Digital

O 5G é muito mais uma política de Estado do que um negócio para as operadoras de Telecom, advertiu o CEO da TIM Brasil, Pietro Labriola, em encontro com a imprensa nesta quinta-feira, 05/12, em São Paulo. O executivo insistiu que se o leilão for arrecadatório - e há a preocupação nesse sentido uma vez que a venda das frequências do 5G entrou no programa de Privatização do Governo Bolsonaro e passou à Casa Civil - as operadoras não vão ter dinheiro para comprar frequência e instalar redes ao mesmo tempo.

"Precisamos dizer que para as operadoras o 5G não será de fácil monetização no curto prazo. O 4G o foi. Foi possível falar para o acionista. Investe que vamos ganhar dinheiro logo. No 5G, o cenário é outro. Quem ganha de verdade é o Estado. São aplicações de segurança, de educação de telemedicina viabilizadas pela tecnologia", sustentou. O CTIO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, lembra que o 5G não vai minimizar os aportes no 4G. "O 4G será o pilar dos negócios e das redes pelo menos até 2028", afirmou.

O CEO da TIM Brasil  espera que o modelo de leilão seja diferente do proposto pelo conselheiro Vicente Aquino à Anatel. "Não se pode ter uma operadora com 120 Mhz e as outras tendo de dividir o restante, com 60 Mhz destinado aos provedores regionais. Esse modelo não é justo para quem já investiu no Brasil", reforçou. A decisão do modelo será tomada no dia 12/12, pelo Conselho Diretor da Anatel.

Mesmo que a Lei Geral de Telecom e o próprio novo marco legal, ainda à espera de regulamentação da Anatel, não permita uma aquisição integral entre as operadoras e o assunto tenha de passar por uma intevenção do governo, a TIM Brasil disse que se a Oi colocar à venda a operação móvel, irá estudar a aquisição. "Toda e qualquer frequência nos interessa como ativo de negócio".

Em busca de "um Brasil que ganha" como disse ao se referir ao ano de 2020 e as conquistas do Flamengo na América e no Brasil, Labriola se mostrou interessado em entrar na disputa pelos serviços financeiros às classes C, D e E por meio do pré-pago, que depois de um baque significativo, sinaliza uma recuperação nos últimos dois meses. "Outubro foi uma boa retomada no pré-pago, novembro foi no mesmo modelo e precisamos ver dezembro, mas a retomada do pré-pago é um ótimo sinal para o mercado e nos permite pensar em diferentes serviços", adiantou.




Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Oi, Oi Futuro e Ministério da Cidadania integram Tecnologia à história das Telecomunicações

Espaço MUSEHUM-Museu das Comunicações e Humanidades - utiliza novas tecnologias como realidade vritual, 3D, celular e games para reportar a trajetória do mercado brasileiro.

Rede de IoT da American Tower atinge 220 cidades

Segundo a empresa, rede IoT/LoRaWAN trafegou mais de 1,7 bilhão de mensagens no ano passado, especialmente, nos segmentos de gestão de frota e ativos.

Brasil prepara posição final com relação às políticas para TICs na UIT

Comissão Brasileira de Governança e Regimes Internacionais inicia os debates sobre a posição do País para o Fórum Mundial de Políticas de Telecomunicações de 2021. Evento global debaterá as oportunidades e os desafios para a adoção e o crescimento das novas e emergentes de TICs no mundo.

TJ-SP reduz multa da Claro e mantém sanção à TIM por práticas abusivas

Multa à empresa da América Móvil caiu de R$ 5,9 milhões para R$ 1,9 milhão por práticas abusivas ao consumidor. Já a TIM não conseguiu rever a sentença na 6ª Câmara de Direito Público do TJ-SP.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G