Clicky

GOVERNO

Cadastrão do Governo já tem 27 órgãos federais cruzando bases de dados

Luís Osvaldo Grossmann* ... 26/08/2020 ... Convergência Digital

Instituído há 10 meses, em outubro de 2019, o Cadastro Base do Cidadão, criado para facilitar o cruzamento de informações em poder de diferentes entes públicos, soma a adesão de 27 órgãos federais. Por enquanto, esses cruzamentos fornecem informações sobre CPF, quitação eleitoral, antecedentes criminais e faixa de renda. 

Segundo a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, “o cruzamento de dados dos órgãos federais agiliza aplicação de políticas públicas em prol do cidadão, como o programa Farmácia Popular, o Calendário Nacional de Vacinação e a Lista de Transplantes”, dentre 17 serviços que usam o cruzamento, que só pelo SUS representam meio bilhão de demandas por ano. 

“Queremos abolir a imagem do cidadão prestando as mesmas informações cada vez que tenta obter algum dos 3,7 mil serviços do governo federal, como a carteira de trabalho, carteira de motorista, aposentadoria, seguro-desemprego ou auxílio-maternidade", diz a diretora do Departamento de Governança de Dados e Informação da SGD, Fabiana Cruvinel.

A SGD centraliza os processos administrativos do Cadastrão. Para os órgãos, isso tem uma implicação financeira diretamente associada, visto que todos se valem de um único contrato, por exemplo para acessar a base de dados do Cadastro de Pessoa Física, cuja gestão é feita pelo Serpro. No caso do Ministério da Saúde e a já mencionada demanda para vários serviços, o custo só com o acesso à base do CPF caiu de R$ 100 mil para R$ 12 mil por ano com a centralização. 

E já são 27 órgãos sob esse guarda-chuva, como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Comando do Exército, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep/Ministério da Educação) e Agência Nacional do Cinema (Ancine). 

* Com informações do Ministério da Economia


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Depois do BB, Banrisul é segundo banco a aderir ao login único do governo federal

Adesão viabiliza que os 4 milhões de clientes do banco gaúcho usem o mesmo login e senha que já utilizam na instituição financeira para acessar serviços públicos no portal Gov.br.

PF envolve Ceitec em suspeita de propina um dia depois de TCU receber documentos contra fechamento

Operação investiga superfaturamento em compras por dispensa de licitação. Servidores defendem investigação, mas apontam coincidência com denúncias de irregularidades na desestatização. 

Estratégia 2020-2031 busca direcionar Brasil para economia baseada em dados

Decreto 10.531/20, com “visão de longo prazo” para orientar agentes governamentais prevê fomento a big data, analytics e inteligência artificial. 

Por dados, OCDE recomenda cautela na privatização de Serpro e Dataprev

Ao analisar os projetos brasileiros de transformação digital, entidade aponta que “o Governo Federal deveria dedicar uma atenção maior à avaliação dos impactos à proteção de dados decorrentes da privatização”.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G