Clicky

INTERNET

Operação Attack Mestre: Polícia pede aos ISPs que não paguem resgate aos hackers

Por Roberta Prescott* ... 01/09/2020 ... Convergência Digital

As empresas provedoras de serviços de internet que identificarem oscilações e problemas em suas redes suspeitas de serem criminosas devem procurar imediatamente os órgãos responsáveis, como delegacias de polícia, especialmente, as que fazem acompanhamento de crimes cibernéticos.

Em entrevista ao site da Abranet, nesta segunda-feira, 31/08, o delegado de Polícia Civil Marcelo Sansão, que, hoje, dirige a DRACO - Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado da Polícia Civil da Bahia, destacou a importância de os provedores buscarem ajuda especializada e registrarem a ocorrência. 

“Tem de ter cautela e não partir para a negociação ou pagamento de resgate”, ressaltou Sansão, acrescentando que é necessário contar com apoio profissional dos órgãos competentes para se estabelecer a negociação. “Se houver a capitalização, fica a intenção da reiteração do crime”, explicou. 

Nessa segunda-feira (31/08), um suspeito procurado pelas Polícias Civis de Goiás e de Tocantins em decorrência da operação Attack Mestre foi capturado por equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) da Bahia. O foragido da Justiça estava escondido em uma pousada, na capital baiana.

Com mandado de prisão solicitado pela Delegacia Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC/GO) e pela Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC/TO), o indivíduo era alvo da operação Attack Mestre, que desarticulou uma organização criminosa que praticava extorsão após bloqueio de rede por meio da Negação de Serviço Distribuído (DDoS) em desfavor de provedores de conexão de Internet.

De acordo com o delegado Sansão, após a divulgação da prisão diversas vítimas procuraram os órgãos e os casos serão investigados. “Acreditamos que deve haver vítimas por todo o País”, disse. Sabendo da possibilidade do criminoso estar escondido na capital baiana, equipes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Salvador iniciaram ações de inteligência. Após localizarem um veículo modelo Frontier, os policiais civis montaram uma campana e alcançaram o criminoso, em uma pousada, no bairro de Stella Maris.

O homem foi apresentado na sede do Draco, no bairro da Pituba e, após depoimentos e exames será encaminhado para a sede da Polinter, onde aguardará transferência para o Estado de Goiás.


Revista Abranet 32 . set-nov 2020
Veja a Revista Abranet nº 31
O ano de 2020 marca os 25 anos da internet comercial no Brasil e confirma que ela é fundamental para a economia e a vida cotidiana. PIX, Wi-Fi 6, LGPD, white spaces, numeração para SCM... Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

TSE desmente notícias e descarta cobrança de multa por justificativa no e-Título

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece que não procede a informação de que o órgão estaria cobrando indevidamente multa dos eleitores que fizeram sua justificativa via aplicativo e-Título, no último dia 15 de novembro, data do primeiro turno.

Facebook exclui 140 mil postagens com desinformação sobre eleições

Publicações desestimulavam voto ou continham informações erradas. Rede social também informa que rejeitou 250 mil anúncios que não deixavam claro se tratarem de propaganda política. 

WhatsApp bane mais de mil contas após denúncias recebidas em canal do TSE

Plataforma conjunta com o TSE recebeu 4759 denúncias de 27 de setembro a 15 de novembro.

Indicado de Bolsonaro suspende julgamento no STF sobre presidente bloquear cidadãos em redes sociais

Para o relator, Marco Aurélio Mello, Bolsonaro não pode impedir comentários uma vez que não se restringe a publicar temas de ordem pessoal. Kassio Nunes pediu destaque e adiou indefinidamente o julgamento. 

Tribunal de Contas Europeu admite falhas nas ações antitruste contra gigantes da internet

Relatório indica “capacidade limitada para acompanhar os mercados, detectar proativamente infrações às regras antitruste e verificar a exatidão das informações relativas às concentrações”.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G