Clicky

SEGURANÇA

Governo dos EUA endurece e passa a controlar pagamento de resgate a hackers

Da redação ... 02/10/2020 ... Convergência Digital

O governo dos Estados Unidos decidiu que as empresas que pagarem resgate aos hackers - por ataques de ransomware - só podem fazê-lo depois de pedir a supervisão oficial da rede de combate de crimes financeiros do Tesouro. “Vamos ver uma abordagem muito mais dura destes incidentes”,  afirmou o órgão em comunicado ao mercado.

A decisão foi anunciada ao mercado nesta quinta-feira, 01/10. O gabinete de Controle de Ativos Estrangeiros e a Rede de Combate de Crimes Financeiros do Tesouro norte-americano alertaram que os facilitadores podem ser processados mesmo se eles ou as vítimas não souberem que os hackers que estão exigindo resgate de sistemas eletrônicos invadidos estiverem sob sanções dos EUA.

Hackers costumam usar “ransomwares” para codificar dados de computadores invadidos, mantendo as informações da organização como “refém” até que ela os pague para liberar os dados. “Esta medida muda o jogo”, disse Alon Gal, vice-presidente de tecnologia da Hudson Rock, que trabalha para evitar ataques de ransomware.

A Rede de Combate de Crimes Financeiros do Tesouro dos EUA também alertou que as empresas de cibersegurança poderão precisar se registrar como companhias de serviços financeiros se ajudarem no processo de pagamento dos pedidos de resgate.


Fabricante de cabos de fibra ótica no Brasil sofre ataque hacker

A Belden, dona da Poliron no Brasil, e fabricante local de fibra ótica e equipamentos de redes usados nos setores de transporte, petróleo e gás, entre outros, assumiu que teve os servidores invadidos nesta terça-feira, 24/11.

Militares criam sistema integrado de defesa cibernética

Comando de Defesa Cibernética, já existente, será o órgão central e comando operacional das estruturas de cada uma das Forças. 

TSE admite que ataques hackers podem ter causado instabilidade no e-Título

Tribunal criou uma comissão, presidida pelo ministro Alexandre de Moraes, para acompanhar as investigações sobre ação de hackers. Em nota, o TSE diz que que 'as investidas cibernéticas podem ter ocasionado instabilidades no aplicativo e-Título e no sistema de processo judicial eletrônico (PJe)'.

Muitas empresas só planejam segurança quando dói no bolso e na carne

O diretor da Microhard, Glicério Ruas, diz que a conscientização é o maior gargalo dentro das corporações. Segundo ele, muitas acham que basta ter um antivírus, quando o maior risco, hoje, está na vulnerabilidade de aplicativo.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G