Home - Convergência Digital

Qualcomm: equacionar o custo por bit é o desafio da mobilidade

Convergência Digital
Ana Paula Lobo e Pedro Costa - 21/10/2014

Instigado a falar sobre o futuro da mobilidade nos próximos cinco a 10 anos, o diretor sênior de desenvolvimento de produtos da Qualcomm, Roberto Medeiros, disse que um desafio que se impõe é levar o processador do celular para outros dispositivos que possam vir a permitir novas aplicações para o consumidor.

"A mobilidade vai além do smartphone num futuro bem próximo. Aqui no Futurecom, por exemplo, estamos mostrando um robô, impresso em 3D, que tem um processador de celular comandando suas atividades. Temos que levar a capacidade computacional além dos celulares", frisou Medeiros, em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o Futurecom 2014, ocorrido de 13 a 16 de outubro, na capital paulista.

Se novas tecnologias são projetadas  - como o 4G evoluído e o 5G para os próximos 10 anos, o executivo da Qualcomm sabe que, hoje, equacionar o custo do bit é essencial para operadoras e fabricantes. "Essa conta é muito importante para todos nós", afirmou. Indagado sobre a Internet das Coisas, Medeiros disse que há muito a evoluir. Uma das questões relevantes é reduzir o consumo de energia.

Sobre as novidades que virão pela frente, o executivo da Qualcomm acredita que, em cinco anos, não haverá, por exemplo, mais diferença entre o Wi-Fi e o 3G. Também não haverá distinção do uso de frequências licenciadas e não licenciadas. O ponto central dessa evolução, no entanto, ponderou Medeiros, passa pela conquista de maior confiabilidade e segurança para as conexões. Assistam à entrevista com o diretor sênior de desenvolvimetno de produtos da Qualcomm.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

10/09/2019
TIM dá mais franquia de dados para atrair clientes para o pré-pago

09/09/2019
Na América Latina, 33% da população ainda não têm acesso ao celular

05/09/2019
Quatorze milhões de novos celulares 4G foram ativados desde janeiro

04/09/2019
Mão de obra é o gargalo para fazer tecnologia e inovação no Brasil

03/09/2019
CGI.br quer ser orquestrador da inovação no Brasil

03/09/2019
Empreendedorismo exige coragem, foco, resiliência e persistência

03/09/2019
São gritantes as diferenças do Brasil com o Vale do Silício

02/09/2019
Vivo investe em redes 4G privativas para o mercado B2B

02/09/2019
IA não decide. Quem toma a decisão final é o homem

01/09/2019
De 10 startups, apenas uma sobrevive no jogo da inovação

Veja a segunda edição da revista digital Alianza Latinoamericana de Medios TIC 58º Painel Telebrasil

Revista do 58º Painel Telebrasil, realizado nos dias 09 e 10 de setembro de 2014 em Brasília, tendo como tema principal Perspectivas e Propostas para o Próximo Governo, Telecomunicações, Competitividade e Inovação no Brasil.

Clique aqui para ver mais revistas
Veja mais vídeos
EMC
Veja mais vídeos da CDTV
Alianza Latinoamericana de Medios TIC
Futurecom 2015: presente y futuro de las TIC en Latinoamérica y el Mundo

El uso de nuevas tecnologías en deportes, negocios, consumo y educación, serán algunos de los temas abordados en el gran evento de Telecomunicaciones de Latinoamérica.

M2M: cuando las cosas se vuelven inteligentes

Comprende una amplia variedad de alternativas de uso: desde accionar elementos mecánicos (máquinas expendedoras, ascensores, entre otros) hasta actualizar la información que se muestra en pantalla.

José Otero de 4G Americas: “El objetivo es fomentar el desarrollo socioeconómico”

La red social Facebook está dando un paso más adelante en su estrategia para llevar servicios de Internet a los 4.400 millones de usuarios que aún no tienen acceso a la web.

VideoCast Evaluamos entrevista a Carlos López Blanco

Director General de Asuntos Públicos y Regulación de Telefónica  habló del desarrollo de la infraestructura de primer mundial en Latinoamérica.

Amdocs, garantía de éxito de los proveedores de servicio

La compañía proveedora de sistemas y servicios para la experiencia del cliente en la industria de comunicaciones, medios y entretenimiento a nivel mundial, dio a conocer su propuesta de red en la nube que agiliza el servicio y la eficiencia operativa.


Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site