Clicky

TelComp: preservar a concorrência é obrigação do novo Marco de Telecom

Ana Paula Lobo e Rodrigo dos Santos ... 24/09/2019 ... Convergência Digital

Passada a fase de aprovação do PLC 79 no Congresso Nacional, a discussão, agora, tem de centrar em como os investimentos prometidos serão feitos, afirma o presidente-executivo da TelComp, João Moura."Não haverá apoio a obrigação a investimentos ineficazes, mas não se pode ter investimentos que já seriam feitos pelas empresas na troca de obrigações e que acabem dando vantagens competitivas. Precisamos saber quanto e como serão feitos esses investimentos de forma transparente", declara o executivo em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital.

Buscar modelos diferentes de atuação, a partir da mudança legal que está por vir, é um dos temas do XII Seminário TelComp 2019, que acontecerá no dia 12 de novembro, em São Paulo. Para João Moura, o momento é o de inovar e de buscar opções para que novos atores entrem no ecossistema. " O compartilhamento dos bens que serão construídos é uma das medidas a serem discutidas, assim como a realização de leilões reversos”, sugere.

Para João Moura, é urgente que órgãos do governo se coordenem em prol de uma política para o desenvolvimento digital. "Não se pode perder tanto tempo como estamos perdendo. O que importa é a fibra funcionando bem para que novos negócios sejam gerados", preconiza.

A plataforma SNOA, sistema eletrônico de “compra” e “venda” de acesso a redes de telecomunicações, criada pela Anatel em 2013, poderia vir a ser um facilitador, mas ela teria de passar por uma reformulação. "A Agência terá de rever as questões de precificação, que simplesmente não estão funcionando", sintetiza o presidente-executivo da TelComp. Assistam a entrevista com João Moura, da TelComp.


Internet Móvel 3G 4G
GSMA faz ofensiva para reverter decisões a favor do Wi-Fi na faixa de 6GHz

Associação da indústria móvel admite, porém, que os países, na sua maioria, estão decidindo por dar a faixa de 6GHz, com 1200 Mhz, para os serviços não-licenciados, mas adverte: o 5G vai precisar de 2GHz de espectro na próxima década para oferecer todo o seu potencial.

Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Anatel pede que operadoras indiquem se existe backhaul em pequenas cidades

Consulta aberta até 10 de junho busca mapear onde faltam redes de transporte de alta velocidade para atualizar a lista de localidades a serem atendidas pelas metas do PGMU 5.

Setor de telecom paga mais de R$ 60 bilhões em impostos em 2020

Tributos pesam no bolso dos usuários dos serviços de telecom, que pagam mais de 42% sobre os serviços, entre taxas e impostos. Só de fundos setoriais, foram mais R$ 3,57 bilhões

STF valida lei que proíbe telemarketing para empréstimos a aposentados

Em decisão unânime, Plenário do Supremo validou lei do Paraná que prevê a restrição. “A simples autorização dada ao telefone enseja a exposição a fraudes, abusos e até mesmo coação por terceiros". afirmou a relatora, Cármem Lúcia.

Chamadas de fixo para móvel terão reajuste de até 10,3%

Percentuais autorizados pela Anatel variam de acordo com cada operadora. Os menores foram para a Algar (3,1%), e os maiores para a Oi. 




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G