A Dataprev se prepara para comprar Inteligência Artificial por um um período de 24 meses, incluindo os serviços de Capacitação Técnica e 5.760 (cinco mil setecentos e sessenta) horas de Orientação Técnica, a serem utilizadas sob demanda. A estatal de TI não determinou o montante máximo a ser gasto com a aquisição, mas deixa claro no edital que a IA terá de se adequar à nuvem pública.
De acordo com a Dataprev, a interessada deverá ofertar uma solução que contemplem as tecnologias: análise Preditiva, Machine Learning e Deep Learning; Reconhecimento Visual; OCR; Chatbot; Processamento de fala, Tradução de texto; Processamento de Linguagem Natural. A IA deverá falar português também como forma de acessibilidade aos funcionários.
O prazo para solicitação de esclarecimentos é dia 06 de julho. A entrega de proposta está agendada para 20 de julho. A documentação completa encontra-se à disposição dos interessados na página da empresa no endereço www.dataprev.gov.br
A Dataprev já possui uma IA, apresentada em março ao mercado, batizada de Isaac e foi criada para agilizar a análise de processos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com o órgão, no final de maio, eram 280 mil pedidos de auxílio-doença em análise, que somados aos demais requerimentos chegam a 615 mil pedidos ainda dependendo de análise do INSS.
O aporte previsto no País é de R$ 70 milhões, muito abaixo, por exemplo do que está sendo feito em países como China, Coreia e Espanha, lamentou o consultor de IA, Eduardo Prado, ao participar do 5x5 TecSummit. Ele advertiu que a transformação digital não acontecerá sem que se mexa nas cabeças das pessoas.
O diretor geral da AWS Brasil, Cleber Morais, enfatiza que 2020 foi o ano da disparada na transformação digital e destaca que as instituições financeiras da América Latina estão investindo 76% acima do ano passado em IaaS, PaaS e SaaS.
Por Ed Solis*
De acordo com a consultoria Omdia, o mercado de redes gerenciadas em nuvem cresce a uma taxa anual composta de 28,7%, com receitas de equipamentos previstas em US$ 5,5 bilhões
Por Srinivasa Raghavan*
Se as empresas obtiverem melhor visibilidade do custo de cada serviço em nuvem que utilizam, poderão encontrar o equilíbrio certo entre eles, reduzir as despesas operacionais e obter o melhor valor possível da nuvem.