A Azul Linhas Aéreas apostou na nuvem para aumentar a sua eficiência operacional no agendamento da escala de trabalho da sua tripulação. A companhia aérea contratou a plataforma de colaboração Oi Cloud Communication, que atua 100% em nuvem e oferece funcionalidades robustas e independentes como PABX na Nuvem, Comunicação Unificada, Central de Atendimento e Omnichannel.
A tecnologia permitiu um incremento de 25% na taxa de êxito no retorno para a confirmação de escala da tripulação de sobreaviso. Cliente Oi desde a sua fundação, em 2008, fazendo uso de soluções de link de dados e voz - telefonia fixa e móvel, a companhia aérea adquiriu a solução de TI em dezembro de 2019 e, após 10 meses de funcionamento, garantiu o autosserviço para aproximadamente 4 mil pilotos e comissários que compõem as equipes de voo que necessitam aprovar ou alterar escalas.
“Antes de contarmos com o Oi Cloud Communication, o aceite ou o não aceite para um próximo voo por parte de um membro da nossa tripulação que se encontrava de sobreaviso era passível de gargalo na nossa central de atendimento. Hoje, a nossa taxa de êxito no retorno para a confirmação de escala subiu de 70% para 95% com a funcionalidade de PABX na Nuvem, uma melhoria que reflete na fluidez de toda a nossa operação, inclusive, com impacto no cliente final”, conta Kleber Linhares, Chief Information Officer da Azul Linhas Áreas.
Com a implantação da modalidade de PABX na Nuvem, que possui a ferramenta call back promovendo o retorno das chamadas de forma automática ou programada, contribuindo com a melhora do indicador, a Azul também contou com um diferencial relevante nesse período de pandemia da covid-19: a adaptabilidade do Oi Cloud Communication visto a atuação ser 100% em nuvem. Com as recomendações de isolamento social, a solução permitiu a companhia aérea migrar todo o time para o modelo de home office sem entraves operacionais.
A Azul possui atividades em mais de 100 localidades e, consequentemente, um alto volume de ligações para confirmações de escalas das tripulações. Com o Oi Cloud Communication houve uma melhora no desempenho operacional a partir da extração de relatórios que apontam os horários de picos de chamados, o tempo gasto em cada ligação, entre outras informações que dão subsídios a inteligência do negócio. A solução Oi Cloud Communication implementada na Azul conta com a parceria da Genesys.
Para o relator do caso, "dados armazenados em nuvem não evidenciam uma comunicação de dados" e, por isso, não estariam protegidos pela legislação.
Estudo da KPMG mostra que existem, hoje, 702 startups em atuação no segmento no País. Levantamento ainda que, desde 2012 setor atraiu US$ 839 milhões em 274 rodadas de investimento; em 2020 foram captados US$ 365 milhões.
Por Ed Solis*
Adoção crescente de tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e PoE estão na lista para melhorar o desempenho das redes e a eficiência do gerenciamento.
Por Marcos Boaglio*
A digitalização impõe adotar uma cultura de inovação na qual se fomente a experimentação, derrubar barreiras a partir de novos veículos de aquisição e implementar uma classificação de dados moderna, assim como desenvolver capacidades para empoderar os trabalhadores para finalmente aproveitarem as novas tecnologias.