Clicky

INOVAÇÃO

Brasil erra demais e perde muito dinheiro com propriedade intelectual

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 07/12/2016 ... Convergência Digital

O Brasil precisa se preparar para o 5G que começa em 2018, nos países mais avançados, e em 2020, numa operação comercial. "Não se pode perder esse bonde da história", advertiu o presidente para a América Latina da Qualcomm, Rafael Steinhauser, ao participar do 60º Painel Telebrasil.

Ele alertou que o país deixou um mercado como o de componentes se perder. "Tudo é muito caro no país. O custo aqui é duas vezes e meia maior do que o da China. Não há como produzir aqui. Faltam programas de políticas públicas". O presidente da Qualcomm ressaltou ainda um ponto crítico: a burocracia para registrar patentes.

"Propriedade intelectual e o Brasil está muito mal, a Qualcomm fez 4,1 mil pedidos de patentes e só 120 foram aprovadas até agora, estamos totalmente desprotegidos no País e o setor de Telecomunicações é o pior de todas as verticais". Assistam a participação de Rafael Steinhauser.


Petrobras faz primeiro edital para contratar soluções ágeis

Demanda é voltada para Saúde, Segurança Operacional, Otimização e Automação de Processos. Piloto servirá para testar a estratégia de inovação aberta da companhia. Os novos modelos de compras públicas serão debatidos no 5X5 TecSummit, que acontecerá de 07 a 11 de dezembro.

5x5 TecSummit debate o prontuário único do DATASUS

O debate sobre os desafios do órgão responsável pela implementação da Saúde Digital no Brasil acontece com o diretor do Departamento de Informática do ministério da Saúde, Jacson de Barros, no dia 08 de dezembro.

Casa Civil assume o comando das políticas de inovação

Nova política - feita a partir do Decreto 10.534/20 - cria Câmara de Inovação, com 11 ministérios, e MCTI como "escritório de projetos". Promessa é que iniciativa privada será convidada a compor subcomitês específicos. 

FCA e TIM anunciam carro conectado no Brasil para primeiros meses de 2021

Os carros das marcas Fiat, Jeep e Ram virão com eSIM, chip virtual para acesso a Wi-Fi nativo a bordo com 4G. "O carro será um smartphone e um tablet", afirma o CIO da FCA, André Souza Ferreira.

Polícia Federal quer usar drones no combate aos crimes eleitorais.

Expectativa é que mais de 100 drones sejam usados para inibir e flagrar condutas ilegais na eleição deste ano.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G