Clicky

INOVAÇÃO

Governo seleciona entidades para compor GT de propriedade intelectual

Convergência Digital ... 04/03/2020 ... Convergência Digital

O Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual, colegiado que reúne 10 ministérios, além de INPI, Anvisa e Cade, vai selecionar 10 entidades da sociedade civil para participar das reuniões. Os representantes terão mandato de um ano. 

Segundo os critérios, serão aceitas somente instituições representativas com comprovada atuação e interesse temático em propriedade intelectual, cuja atuação e o interesse serão comprovados pela presença de temas de Propriedade Intelectual na agenda de atuação e propostas da instituição.

São critérios classificatórios para a seleção a existência de especialista ou grupo de trabalho dedicado à propriedade intelectual, na instituição, além do histórico de projetos da instituição relacionados a propriedade intelectual.

O GIPI, constituído originalmente em 2001 no âmbito da Câmara de Comércio Exterior, passou a ser presidido pelo Ministério da Economia desde 2019. Tem como missão atuar na governança e integração das ações, iniciativas, programas e projetos do governo federal ligados à propriedade intelectual, podendo pautar mudanças no marco legal e questões estratégicas que contribuirão para ecossistema nacional de inovação e para novas áreas da economia.

O GIPI é presidido pela subsecretaria de Inovação da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do ME e é composto pela Casa Civil, da Secretaria-Geral da Presidência da República e dos ministérios da Agricultura; Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Cidadania; Justiça; Relações Exteriores; Saúde; e Meio Ambiente, além do INPI, Anvisa e Cade. 


Petrobras faz primeiro edital para contratar soluções ágeis

Demanda é voltada para Saúde, Segurança Operacional, Otimização e Automação de Processos. Piloto servirá para testar a estratégia de inovação aberta da companhia. Os novos modelos de compras públicas serão debatidos no 5X5 TecSummit, que acontecerá de 07 a 11 de dezembro.

5x5 TecSummit debate o prontuário único do DATASUS

O debate sobre os desafios do órgão responsável pela implementação da Saúde Digital no Brasil acontece com o diretor do Departamento de Informática do ministério da Saúde, Jacson de Barros, no dia 08 de dezembro.

Casa Civil assume o comando das políticas de inovação

Nova política - feita a partir do Decreto 10.534/20 - cria Câmara de Inovação, com 11 ministérios, e MCTI como "escritório de projetos". Promessa é que iniciativa privada será convidada a compor subcomitês específicos. 

FCA e TIM anunciam carro conectado no Brasil para primeiros meses de 2021

Os carros das marcas Fiat, Jeep e Ram virão com eSIM, chip virtual para acesso a Wi-Fi nativo a bordo com 4G. "O carro será um smartphone e um tablet", afirma o CIO da FCA, André Souza Ferreira.

Polícia Federal quer usar drones no combate aos crimes eleitorais.

Expectativa é que mais de 100 drones sejam usados para inibir e flagrar condutas ilegais na eleição deste ano.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G