INCLUSÃO DIGITAL

Audima cria ferramenta para levar conteúdo aos analfabetos digitais

Ana Paula Lobo e Pedro Costa, de Curitiba, PR ... 02/09/2019 ... Convergência Digital

A própria dor fez com que Paula Pedrosa criasse a Audima. Com dislexia, ela tinha grande dificuldade de ler na tela do computador e percebeu que a informação fornecida por palavras excluía milhares de brasileiros, uma vez que no País, 25% da população é semianalfabeta ou analfabeta digital.

"Fizemos uma tecnologia que é plug play e que gera impacto social", diz a executiva, que foi premiada no MyInova Summit 2019, realizado nos dias 21 e 22 de agosto, em Curitiba, com organização da Assespro Paraná e da Federação Assespro.

No momento, conta Paula Pedrosa, a Audima não está atrás de investimentos, mas deflagrou uma campanha com a #movimentoaudioinclui para conscientizar sobre o império da visão que se tem hoje na rede. "As pessoas não percebem que é possível incluir por áudio mais pessoas. Nosso desafio é mostrar que a inclusão é comercialmente interessante", diz. Assistam a entrevista com Paula Pedrosa, da Audima.


O que somos e fazemos na Internet têm consequências fora da Rede

A Internet segura passa pela conscientização do usuário que não uma persona virtual e uma real, diz o especialista em Segurança da Informação do CAIS/RNP, Yuri Alexandro.

Robótica faz o jovem carente pensar e criar a tecnologia

Um dos trabalhos do Coletivo Periféricas, que atua em Salvador, é fazer o jovem resolver problemas, diz Geisa Duarte. Em muitas comunidades, a Internet acontece por meio de roteadores 'libertados'.

Parceria entre Hughes e Facebook instala no Brasil milésimo WiFi comunitário

Conexão foi feita na comunidade rural de Santa Bárbara, no Maranhão. Além do Brasil, os hotspots estão distribuídos pela Colômbia, México e Peru.

Brasileiro perdeu a mão e precisa reencontrar o rumo na Internet

A posição é defendida pelo comunicador Marcelo Tas. Segundo ele, o brasileiro tem uma tendência natural de interagir no meio social, mas não está fazendo de um jeito bom. Educação digital é urgente e é responsabilidade de todos.

Embrapa: Só 28% do campo tem conectividade para dar salto de produção

Sensores na terra e nos animais, simulação de fenômenos, monitoramento logístico e rastreabilidade são soluções que já poderiam ser disseminadas, mas esbarram na falta de internet nas áreas rurais brasileiras. 

Agricultura: Mais de 5 mil torres poderiam ser usadas para levar banda larga à área rural

Estudo do Ministério da Agricultura mostra que o Brasil possui 82 mil torres com antenas celulares e seria possível, no curto prazo, usar parte delas para levar conexão ao campo.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G