Clicky

INOVAÇÃO

Regras do jogo inibem apoio à Inovação por parte do Governo

Luís Osvaldo Grossmann ... 13/08/2020 ... Convergência Digital

Apoiar a inovação deve ser missão fundamental do Poder Público. Afinal, como aponta o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação na Prefeitura de Florianópolis, Marcus Rocha, a própria receita com tributos depende diretamente do desenvolvimento econômico. Mas ao participar do Oracle Transformation Day para setor público, realizado no dia 11 de agosto, ele lembrou que as regras não facilitam a participação dos governos. 

“O dinheiro do governo vem dos tributos. Se não tiver desenvolvimento econômico, se a gente não ajudar os empreendedores, mais à frente o governo não se sustenta. Mas tem uma insegurança jurídica grande. A Lei 8.666/93 foi criada para acabar com o risco na compra pública, mas a inovação tem naturalmente o risco dentro dela”, afirmou. 

Florianópolis conta, nominalmente desde 2012, na prática desde 2017, com uma legislação específica de apoio à inovação, mas mesmo assim a tarefa do gestor público é complexa. 

“Quando falo de inovação, tenho muito mais que compartilhar o meu problema, numa ótica de inovação aberta, do que escrever um termo de referência. Porque se tenho uma ou duas empresas inovadoras com uma solução específica, se escrever o termo para elas estou dirigindo a licitação, o que obviamente não é correto. Mas não tem outro mecanismo para solucionar isso.”

Segundo ele, “para que o governo entre mais de cabeça, ainda que tenha melhorado com a Lei de Inovação, mas que consiga efetivamente se integrar, fazendo aquisição de soluções, retroalimentando o ciclo virtuoso, temos que reduzir o gap jurídico que nós temos”. 


Cloud Computing
Hospital Santa Paula faz recuperação de desastre na nuvem com Oracle

Com uma média de 120 mil pacientes no pronto atendimento, a instituição paulista modernizou sua infraestrutura de TI ao adquirir dois Oracle Exadata Machine X8-2, para produção e contingência.

Petrobras aciona o novo maior supercomputador do Brasil

Supercomputador Dragão está ligado à rede de 100 Gbps e tem capacidade de processamento equivalente a 4 milhões de smartphones.

STF e STJ vão usar inteligência artificial para compartilhar dados

Acordo prevê uso de ferramenta já disponível no STJ para identificar precedentes judiciais e indicar novos temas de repercussão geral.

TCS troca identidade digital por soluções de Blockchain

Fornecedora de serviços de TI vai projetar soluções para Saúde, Energia, Educação e Serviços Financeiros na América Latina em parceria com a LACCHain, iniciativa do BIT Lab.

IA vai além do diferencial competitivo: ela ditará a sobrevivência das empresas

Ayesha Khanna, cofunddora e CEO da ADDO AI, diz que Inteligência Artificial faz diferença ao ser centrada no cliente; para a redução de riscos e combate à fraude; para a melhoria dos processos e para fomentar a inovação.

Serpro vai ao mercado para buscar parceiros para Internet das Coisas

Estatal procura soluções de gerenciamento de dispositivos, de serviços para dispositivos embarcados e de comunicação de redes.  Serpro pede interoperabilidade e padronização.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G