Brasil não pode perder bonde da história com 5G, diz Hamilton Mourão

Luís Osvaldo Grossmann ... 08/09/2020 ... Convergência Digital

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta terça, 8/9, que o governo trabalha na elaboração do edital do leilão do 5G com olhar na segurança, mas sem esquecer eficiência e economicidade. 

“O Brasil não pode perder o bonde da história e deixar de embarcar nessa tecnologia junto com o resto do mundo. Perder essa oportunidade significará décadas de atraso e prejuízo”, afirmou Mourão em mensagem divulgada na abertura do Painel Telebrasil 2020, realizado pela internet. 

“Compete o governo missão de conduzir adequação do nossos sistema de telecomunicações para essa nova tecnologia, e isso deve ser feito de forma segura, protegendo nossos conhecimentos sensíveis e nossa privacidade, mas utilizando os meios já instalados e considerando os princípios da eficiência, economicidade e segurança.”

Segundo o vice presidente, “os ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações, em conjunto com a Anatel e o Gabinete de Segurança Institucional, estão estabelecendo parâmetros técnicos adequados para o processo licitatório, de forma a no mais curto prazo criar as condições adequadas para que nossas operadoras iniciem a adequação para o novo sistema”. 


Internet Móvel 3G 4G
Desertos digitais no Brasil só acabam com Reforma Tributária

Para o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, e para Daniel Vilela, Diretor, Aliança Conecta Brasil F4, quando os projetos são colocados no papel, a tributação não permite fazer a conta fechar. Conectividade rural e educação são gargalos de investimentos.

Em três meses, Anatel e PF apreendem mais equipamentos irregulares que em todo 2019

Somente entre julho e setembro deste 2020 foram 243,7 mil equipamentos sem certificação, entre baterias, carregadores, TV boxes, smartwatches e conversores digitais com Wi-Fi.

Reordenamento do uso dos postes tem custo estimado em R$ 20 bilhões pela Anatel

Montante seria o necessário para adequar o uso dos postes em 1,4 mil cidades com mais de cinco prestadores de telecomunicações. Agência reguladora também propõe a criação de um operador neutro para a resolução dos conflitos existentes com empresas de Internet e distribuidoras de energia.

Receita faz a maior apreensão de TV box piratas do Brasil

Mais de 60 mil aparelhos foram apreendidos, o que representa um prejuízo superior a R$ 50 milhões ao crime organizado.

Anatel, por Covid-19, autoriza Claro a adiar lançamento de novo satélite

Lançamento do StarOne D2, que promete conexões em banda Ku e banda Ka, agora, pode acontecer até agosto de 2021.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G