Convergência Digital - Home

Empresa de logística economia US$ 400 milhões com software de roteamento em nuvem

Convergência Digital
Da redação - 02/05/2019

A empresa de logística UPS, em seus esforços para criar uma rede global de logística inteligente, desenvolveu um software de roteamento que informa ao motorista as melhores rotas de entrega, bem como as etapas de cada caminho, com a ajuda da Google Cloud Platform (GCP). O projeto levou a empresa a economizar US$ 400 milhões por ano, além de reduzir o consumo de combustível de sua frota em 10 milhões de galões ao ano.

Fundada como uma empresa de mensageiros em 1907, a UPS se tornou uma das maiores companhias de entrega de encomendas, transporte especializado e logística do mundo. No centro de sua estratégia está a análise de dados e o aprendizado de máquina, que possibilitam que as empresas dêem o próximo passo e transformem digitalmente seus negócios.

Com o avanço do e-commerce, a UPS continua a desempenhar um papel fundamental na movimentação de mercadorias em todo o mundo. As enormes quantidades de dados gerados pelas suas operações auxiliam a companhia no desenho e implementação de estratégias mais eficientes. Hoje, a UPS movimenta 21 milhões de pacotes em mais de 220 países em todo o mundo, com seu pico nas temporadas de festas de final de ano.

Além disso, os motoristas realizam diariamente 120 paradas de retirada e entrega, sendo que o número de rotas possíveis que cada motorista pode fazer da parada número um até a parada 120, chega a ter 199 dígitos. Ao ajudar a UPS, o desafio do Google era permitir que a empresa utilizasse sua infraestrutura e capacidade de processamento para analisar todos esses dados e selecionar a melhor rota, considerando tempo e custo. Para isso, a empresa passou a utilizar GCP e BigQuery, num esforço que permitiu rápidos avanços nas previsões de rotas feitas pelo software criado pela companhia.

Com a ferramenta BigQuery, que realiza o armazenamento de dados empresariais sem servidor, a UPS passou a fazer previsões mais precisas e abrangentes com base no histórico de dados da empresa. A GCP, por outro lado, permite a execução de modelos de aprendizado de máquina em 1 bilhão de pontos de dados por dia, incluindo peso, formato, tamanho do pacote e capacidade de entrega da rede.



Destaques
Destaques

Brasil fica nas últimas posições em ranking mundial de uso de Big Data e Analytics

Brasil fica na posição 60º em 63º no uso das novas tecnologias da economia digital do Ranking de Competitividade Mundial 2019, produzido pela escola suiça IMD, com parceria no País, com a Fundação Dom Cabral. Em competitividade, País segue nas últimas posições.

Startup catarinense usa big data para combater desperdício de água potável

Startup catarinense, AcquaLogic, desenvolveu solução para tratar os dados de empresas de saneamento para evitar o desperdício. Em 2016, o Brasil jogou no lixo 38% da água consumível, segundo dados do Instituto Trata Água. Startup, agora, quer unir big data à Internet das Coisas.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

As lições do buraco negro e da análise de dados às empresas

Por Paulo Watanave*

O fato é que por trás das aplicações e sistemas usados nas operações já existe um grande e variado conjunto de insights e algoritmos que podem ser usados para gerar valor real às organizações e para as pessoas de um modo geral. Estima-se que menos de 10% das companhias em todo o mundo tenham estratégias bem definidas para a utilização dos recursos digitais e das informações.

Edge Computing para acelerar os negócios das empresas brasileiras

Por Henrique Cecci*

O que é, afinal, Edge Computing? Trata-se da aplicação de soluções que facilitam o processamento de dados diretamente na fonte de geração de dados. No contexto da Internet das Coisas (IoT), por exemplo, as fontes de geração de dados geralmente são "coisas" com sensores ou dispositivos incorporados.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site