09/03/2021 às 17:33
Internet Móvel 3G / 4G


Fábio Faria: A Huawei está fora da rede privada do governo
Ana Paula Lobo

Ao participar nesta terça-feira, 09/03, de audiência virtual do GT-5G da Câmara dos Deputados, o ministro das Comunicações, Fabio Faria, disse com todas as palavras que, hoje, a Huawei não está apta a participar da rede privada do governo. Mas, a fabricante não está excluída do leilão convencional.

Indagado pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), coordenadora do GT-5G, se o Governo tinha criado uma regra para tirar a Huawei de propósito da rede privada - uma vez que a regra nacional obriga a empresa interessada ter capital aberto na B3 e a Huawei é uma empresa de capital fechado, Fabio Faria respondeu que não. "Nós não banimos como outros países como a França fez. Nós fizemos uma exigência de capital aberto para assegurar os investimentos. Essa rede terá anos de vida e temos de ter garantia", observou.

O ministro lembrou ainda que durante a viagem à China, a Huawei "não demonstrou interesse de fazer a rede privada do governo'. Informou ainda que a rede privada será móvel em Brasília e fixa nos estados, com orçamento previsto em R$ 867 milhões com um teto máximo de R$ 1 bilhão e será aberta ao Congresso Nacional, ao STF e a Procuradoria Geral da República. Assista ao posicionamento do ministro Fabio Faria sobre a Huawei e a rede privada.


Powered by Publique!