INOVAÇÃO

Serpro amplia teste do sistema de transferência eletrônica de veículos

Converência Digital ... 21/07/2020 ... Convergência Digital

Um sistema que permite a transferência eletrônica segura de veículos está sendo testado por concessionárias e revendedoras de carros de Santa Catarina. A tecnologia foi desenvolvida pelo Serpro para o Denatran. O projeto piloto do Renave, ou Registro Nacional de Veículos em Estoque, será em seguida expandido para o Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo. A previsão é que em setembro esteja funcionando em todo o país.

Pelo sistema, a empresa que comercializa veículos usados pode fazer o registro de entrada e saída diretamente no órgão de trânsito responsável pelo licenciamento comprovando, ela mesma, a transferência e reduzindo a burocracia. "É o fim de uma espera que custa, em média, 15 dias para o proprietário e também do costume informal e não recomendável da entrega do DUT em branco”, explicou  o diretor-geral do Denatran, Frederico Carneiro.

Já a solução da Carteira Digital de Trânsito, que reúne a carteira de motorista e o documento do veículo, chegou a todos os estados do país com a adesão do Pará neste julho de 2020. Atualmente são mais de 7 milhões de CNHs e 4,6 milhões de certificados de registro e licenciamento. 

Segundo o Serpro, a ideia é de que o aplicativo vá se tornando, aos poucos, uma plataforma de serviços de trânsito, com recebimento de avisos de recall, de vencimento da CNH, compartilhamento do documento veicular com até cinco pessoas, histórico de infrações e possibilidade de emissão de boleto para pagamento de multas. No futuro, devem ser incorporadas outras funcionalidades, como a indicação do real infrator e alertas para autuação, furto ou roubo do veículo.


Covid-19: Japão troca garçons por robôs em restaurantes

Equipado com sensores e câmeras 3D, robô custa R$ 5,2 mil por mês. Robô foi criado para 'fugir' das legislações restritavas impostas pelo governo por proteção contra a pandemia.

Tecnologias vestíveis crescem 21%, mesmo com câmbio alto e pandemia

Segundo a IDC, foram vendidos 208,3 mil dispositivos como ‘fitbands’ e ‘smartwaches’ no Brasil no segundo trimestre deste 2020. 

Startup nacional é acelerada para avançar no uso dos robôs de investimento

Solução da Allê Invest foi escolhida pelo Hupp, programa de aceleração da Abrapp - Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar - para ser acelerada. Mercado é estimado em US$ 18 trilhões no mundo, em 2025.

Brasileiro cria método mais simples de fazer fibra ótica

Iniciativa é do pesquisador Cristiano Cordeiro, professor do Instituto de Física da Universidade Estadual de Campinas (IFGW-Unicamp) e a fabricação se mostra muito mais simples, rápido e barato do que os tradicionais.

Disputa pelos 'sem banco' acirra guerra entre bancos e fintechs de pagamento

Pesquisa, feita pela Temenos, em 32 países indica que 29% dos executivos de instituições financeiras mostra que um de cada três bancos vê as fintechs como ameaça principal aos seus negócios.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G