INOVAÇÃO

Economia decide liquidar a CEITEC, mas MCTI quer preservar patentes geradas

Ana Paula Lobo* ... 11/06/2020 ... Convergência Digital

O Ministério da Economia decidiu não mais privatizar, mas, sim, liquidar a CEITEC, criada no governo Lula para ser a estatal indutora de uma indústria nacional de microeletrônica. Os responsáveis pelo projeto de privatização sustentaram em reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos, nesta terça-feira, 10/06, que a decisão era a de recomendar a liquidação da estatal de chips por falta de interessados. A venda estava articulada para o começo de 2021.

Ao Jornal do Comércio, de Porto Alegre, um dos fundadores e articuladores da CEITEC, engenheiro e professor, Adão Villaverde, diz que a decisão 'é uma punhalada na estratégia da indústria 4.0 no Brasil'. Fato é que a CEITEC - que importou mestres, doutores e especialistas brasileiros que estavam atuando em outros países- não têm dado lucro há anos. O orçamento da estatal é de R$ 86 milhões e o faturamento fica, em torno, de R$ 15 milhões.

À reportagem, o secretário-executivo do, agora, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovavção, Julio Semeghini, diz que há a intenção de transformar a CEITEC em uma Organização Social (OS) e, assim, preservar parte dos talentos - mestres, doutores e especialistas - e dos ativos, especialmente os intangíveis, como as patentes geradas nos últimos anos. A proposta é transferir isso para o ministério.

“A liquidação não será feita de qualquer forma. Não queremos ter uma interrupção nos projetos da Ceitec e se houver interessados em absorver a parte que não fará parte da OS, queremos que essa empresa mantenha essa produção industrial no País”, completou Semeghini.





Cloud Computing
Digisystem monta time de cientistas de dados para gestão de riscos

Unidade de Data & Risk trata dos processos de data lake, analytics, business intelligence, machine learning, deep learning e inteligência artificial. Objetivo é levar às corporações análises preditivas de dados para a tomada de decisão.

Polícia Federal quer usar drones no combate aos crimes eleitorais.

Expectativa é que mais de 100 drones sejam usados para inibir e flagrar condutas ilegais na eleição deste ano.

Fiemg lab e Fiat Chrysler automóveis (FCA) buscam startups de Supply Chain e Manufatura

Competição está com inscrições abertas até o dia 28 de outubro. Oito projetos serão selecionados e terão testes industriais em 2021.

Waze: força das comunidades e dos 50 mil voluntários fazem a diferença

A colaboração é o segredo do sucesso do Waze e estabelecer canal ativo com os clientes é missão, contou a Global Group Manager, Hila Roth.

Inovar é deixar de olhar para o próprio umbigo

Marcelo Salim, da IBM, Percival Jatobá, da Visa e Ana Leão, da Isobar, assumem que o consumidor é quem está selando o destino das marcas e com voz mais ativa.

TOTVS Techfin: Na crise, sobrevivem os mais adaptáveis às mudanças

O momento exige resiliência e perseverança, mas a crise acelerou uma jornada e colocou, de vez, o consumidor como o centro dos negócios, afirmou Eduardo Neubern, diretor-executivo da Totvs Techfin.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G