Clicky

Anatel define se faixa de 6GHz será 100% não licenciada ou terá 500 MHz para as teles

Ana Paula Lobo, Roberta Prescott e Pedro Costa ... 30/07/2020 ... Convergência Digital

A Anatel vai bater o martelo se as faixas de frequência de 5,925 GHz a 7,125 GHz  poderá ser integralmente usada pelas empresas de Internet como espectro não licenciado e voltado para a evolução do Wi-Fi para as versões Wi-Fi 6 e Wi-fi 6E e, mais adiante, até para a oferta 5G não licenciada, o 5G NR-U, o ‘new radio unlicensed', ainda dependente de avanço da tecnologia, ou terá 500 MHz 'reservado', até em função do próprio 5G.

Expectativa é que o tema entre em pauta nas próximas reuniões do Conselho Diretor para que se tenha a perspectiva de ter o Wi-Fi 6 em 6GHz liberado ainda em 2020, contou o superintendente de outorgas e recursos à prestação da Anatel, Vinicius Caram, ao participar nesta quinta-feira, 30/07, do eForum Wi-Fi 6, promovido pelo Convergência Digital e pela Network Eventos.

“Fizemos um benchmarking intenso. A área técnica já subiu proposta para o conselho diretor para a faixa ser não licenciada. Mas a decisão é dos conselheiros”, disse. O executivo da Anatel enfatiza que o Wi-Fi 6 já pode ser usado - e está sendo testado- nas faixas de 2,4 GHz e 5GHz, como as teles estão fazendo o 5G com DSS no 4G - mas lembra que a faixa de 6GHZ, com 1,2 GHz de espectro disponível, dará um outro dimensionamento para as redes sem fio e abre para o Wi-Fi 6E.

Caram lembra que se a faixa de 5,925 GHz a 7,125 GHz for destinada à radiação restrita, a Anatel atua apenas quando e se houver interferência. “Estamos restringindo ao uso indoor e conexão de curta distância sem interferir nos outros serviços na faixa — serviços fixos, fixos por satélite e SARC, em 6,4 GHz, 6,5 GHz e 6,7 GHz”, disse.

Sobre a disputa pelo espectro, o superintendente da Anatel apresentou um tom conciliador. “Estamos tentamos conciliar os interesses de garantir espectro para todo o setor, tanto para radiação restrita como para o IMT (o serviço móvel das teles)”,enfatizou. Assistam a participação de Vinicius Caram no eForum Wi-Fi 6.

Veja abaixo a íntegra do evento.


Internet Móvel 3G 4G
Itaú Unibanco e Vivo Empresas testam agência bancária com 5G

Tecnologia foi implantada em uma agência localizada no Brooklin, bairro da zona sul da capital paulista, por meio de uma licença experimental da Anatel, na frequência de 3,5GHz.

Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

TIM emite R$ 1,6 bilhão em debêntures vinculadas à ESG

Operação é a primeira realizada por uma empresa de telecomunicações no país. Tele diz que todos os recursos arrecadados serão investidos em infraestrutura, em especial, no 5G.

Justiça condena Claro e Mercado Pago a indenizar dono de celular sequestrado

Jusitça usou o Código de Defesa do Consumidor como base para estabelecer a punição aos prestadores de serviços. Consumidores tiveram telefone registrado em outro chip e dinheiro sacado de plataforma de intermediação de pagamentos.

Pernambucanas investe em chip próprio de telefonia móvel

Varejista investe em telefonia MVNO em parceria com a Surf Telecom. Modelo de negócio não exige fidelidade e não cobra multas e não há plano fixo.

Anatel busca consultoria para implementar acesso dinâmico a espectro

Contratação será feita pela União Internacional de Telecomunicações e envolve análise do arcabouço normativo e proposta de novas possibilidades de regulação.




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G