Convergência Digital - Home

Prefeitura de Jundiaí usa IA e nuvem pública da IBM no combate à Covid-19

Convergência Digital
Convergência Digital* - 03/07/2020

A Prefeitura de Jundiaí - no interior de São Paulo - adotou assistente virtual, batizado de MILLA, baseado no IBM Watson Assistant na nuvem pública da IBM, e desenvolvido pela Masterdom, para ajudar a responder as dúvidas dos cidadãos relacionadas à pandemia de COVID-19, de forma rápida e disponível 24x7 através do website jundiai.sp.gov.br/coronavirus.

"A transparência e o acesso às informações são, também, auxiliares no combate à pandemia. Entendemos que para ter êxito nas ações de enfrentamento, é necessário que haja esforços conjuntos entre o governo e a população. Por isso, fizemos o sistema de monitoramento do coronavírus chegar às pessoas para mostrar o cenário epidemiológico real da cidade e facilitar o entendimento sobre a necessidade de prevenção. Agora, com a nova ferramenta para assistência virtual, conseguimos fortalecer as medidas preventivas colocadas em prática pela Prefeitura. Trata-se de uma doença nova e todas as alternativas lançadas para esclarecimentos de dúvidas devem estar ao alcance das pessoas", avalia o Prefeito de Jundiaí Luiz Fernando Machado.

O assistente virtual 'MILLA' oferece à população um canal de fácil acesso onde as pessoas podem tirar suas dúvidas de forma rápida e apropriada. A solução visa prover respostas automatizadas às perguntas frequentes sobre sintomas, recomendações de saúde e higiene, orientações sobre os serviços municipais e outras dúvidas relacionadas a COVID-19. A MILLA também é habilitada para direcionar o atendimento a um especialista humano, caso o usuário precise de apoio adicional emocional ou de saúde.

A plataforma MILLA utiliza recurso de IA baseado no IBM Watson Assistant e foi alimentada com dados disponibilizados por profissionais da Prefeitura de Jundiaí, para responder aos cidadãos com informações oficiais nacionais e municipais. O assistente virtual foi treinado por especialistas da Masterdom com o apoio e desenvolvimento das integrações técnicas da CIJUN - Companhia de Informática de Jundiaí - e pode entender e interagir com as pessoas em linguagem natural.

"Estamos em um momento crucial para a cidade de Jundiaí, no qual a cooperação entre os setores privado e público é essencial para melhorar cada vez mais o atendimento aos cidadãos, e neste sentido nossa parceria com a Masterdom e com o uso da tecnologia IBM foi fundamental", diz Amauri Marquezi, CEO da CIJUN. "O uso de novas tecnologias, como inteligência artificial, nos ajuda a estar mais perto dos cidadãos, a reduzir tempos de espera, a atender às suas necessidades atuais em termos de informação, dar assistência e até suporte psicológico".

"Nós, na IBM, estamos trabalhando com nossos clientes para ajudá-los a emergir ainda mais fortes deste momento sem precedentes que estamos vivendo. Estamos comprometidos em atender suas necessidades atuais com soluções duradouras que poderão nos fortalecer como indivíduos, instituições e como sociedade. Como parte desses esforços, é um grande prazer ajudar a Masterdom e a Prefeitura de Jundiaí com tecnologias de cloud e IA para ajudá-los a engajar os cidadãos, em qualquer lugar", comenta Tonny Martins, Gerente Geral da IBM Brasil.

"A ideia da Masterdom foi incentivar o uso da tecnologia e da nossa plataforma Milla que já possui conhecimento preparado para algumas áreas das empresas, inclusive sobre a Covid-19, ajudando a esclarecer e conscientizar o máximo de pessoas possível sobre a doença através da inteligência artificial", diz Marcos Roberto de Barros Silva, Sócio-Diretor da Masterdom.


Trabalha com dados? Você precisa saber o que é o Lifelong Learning

Buscar o constante aprendizado é uma ferramenta essencial para qualquer profissional. Isso vale ainda mais para quem trabalha em uma área dinâmica e que requer pensamento holístico como o profissional de dados.

Destaques
Destaques

Armazenamento por serviço: um mercado em alta com privacidade de dados

IDC prevê que, em 2023, o mundo terá 11,7 ZB de dados armazenados, em comparação aos 5,0 ZB, apurados em 2018.

Metade das empresas no Brasil não confia na própria análise dos dados

Levantamento da Serasa Experian mostra ainda que 42% das companhias brasileiras admitem perder dinheiro com a má qualidade das informações. Má governança é vista como um desafio a ser superado. O mais grave: mais de 70% destão sem estratégia para superar essa etapa.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Dados em tempo real fazem toda a diferença no e-commerce

Por Leandro Rodriguez*

O tempo se tornou o fator crítico no relacionamento entre vendedor e comprador. Levar informações em tempo real a uma filial local ou a gerentes de loja pode ser determinante para a aquisição de clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site