Confiança. Esse é o pilar central para o cidadão brasileiro consumir um serviço publico digital, afirmou o VP da Oracle Brasil, Rodrigo Solon, ao abrir o Oracle Transformation Day, no dia 11/08. Ele lembrou que o cidadão quer rapidez, quer interatividade, quer privacidade, mas exige qualidade no serviço digital para mudar a forma de relacionar com o governo.
"O governo precisa entender que não vai resolver todos os problemas sozinhos e que vai ter de atuar em um ecossistema. O governo é uma plataforma de serviços", ressaltou o executivo. Para Solon, o Brasil ainda possui slos de dados que precisam ser integrados para a oferta de um serviço de qualidade ao consumidor.
"O dado hoje é o grande pilar da competitividade e da economia digital. É preciso tratar bem o dado para se ter o melhor serviço e, ao mesmo tempo, oferecer qualidade ao cidadão", reiterou. Assistam a participação do VP da Oracle, Rodrigo Solon.
Para o relator do caso, "dados armazenados em nuvem não evidenciam uma comunicação de dados" e, por isso, não estariam protegidos pela legislação.
Estudo da KPMG mostra que existem, hoje, 702 startups em atuação no segmento no País. Levantamento ainda que, desde 2012 setor atraiu US$ 839 milhões em 274 rodadas de investimento; em 2020 foram captados US$ 365 milhões.
Por Ed Solis*
Adoção crescente de tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e PoE estão na lista para melhorar o desempenho das redes e a eficiência do gerenciamento.
Por Marcos Boaglio*
A digitalização impõe adotar uma cultura de inovação na qual se fomente a experimentação, derrubar barreiras a partir de novos veículos de aquisição e implementar uma classificação de dados moderna, assim como desenvolver capacidades para empoderar os trabalhadores para finalmente aproveitarem as novas tecnologias.