Clicky

INOVAÇÃO

Huawei: interoperabilidade é chave para a transformação digital

Por Roberta Prescott* ... 07/12/2020 ... Convergência Digital

A transformação digital do governo começa pela clareza dos processos, enfatizou Ricardo Carrion Mansano, executivo de soluções para governo na Huawei Brasil, ao começar a sua apresentação no evento 5x5 TEC Summit, nesta segunda-feira, 7/12. A população, observou Mansano, que cada vez mais busca atendimento das solicitações, maior transparência, pouca interação, segurança da informação, dados preservados e agilidade. Já os órgãos públicos têm de seguir normas e procedimentos operacionais, ao mesmo tempo, em que são obrigados a buscar eficiência aliada à inovação.

Para Mansano, interoperabilidade é chave no processo de transformação digital e é por meio dela que os órgãos alcançarão maior eficiência, menor custo, mais inovação e agilidade. Com relação às tecnologias, ele apontou que contar com armazenamento e processamento em inteligência artificial, conectividade de alto desempenho, plataforma aberta, integração e interoperabilidade são pilares para alcançar a eficiência desejada.

Já para chegar ao menor custo, deve-se buscar a alocação de recursos sob demanda e de forma colaborativa, a otimização de espaço e recursos em TICs e uma gestão e manutenção de datacenter unificada e inteligente. No quesito inovação e agilidade, a gestão autônoma baseada em IA, aliada ao reconhecimento facial, corporal, veículos, objetos e comportamental e a recursos de IA voz, vídeo, dados e sensores são essenciais.

"Os cinco motores que impulsionam a transformação digital em governos são 5G, IA, nuvem, HPC (processadores de alta performance) e o desenvolvimento de novos aplicativos", apontou. "Não importa qual é a vertical do governo, é preciso ter visão unificada para se ter governo digital e inteligente", completou o executivo de soluções para governo da Huawei Brasil.

Assistam a apresentação do executivo da Huawei Brasil, Ricardo Carrion Mansano, realizado no 5x5 TecSummit, que continua até o dia 11 de dezembro. Amanhã, dia 08 é dia de discutir Saúde Digital. No dia 09, será a vez do setor de energia. No dia 10, o debate é sobre tecnologia e finanças. O evento acaba no dia 11 de dezembro, com um debate sobre tecnologia e entretenimento. Inscrevam-se!


Cloud Computing
Agência dos EUA adverte para novas vulnerabilidades no Microsoft Exchange Server

Segundo a NSA, voltada à Segurança Nacional, 44 serviços são afetados,  entre eles os fornecidos pela nuvem como o Azure, Exchange Server, Office, Visual Studio Code e Windows. Boa parte é considerada crítica.

E-Fórum 5G MMWAVE : Regulamentação e casos de uso na América Latina
2ª edição - Dia 15 de abril de 2021

EMBRAPII e FIESP incentivam projetos inovadores de startups

Iniciativas podem envolver áreas, entre outras, como Inteligência Artificial, Mobilidade, Bioeconomia, Grafeno, Biofármacos e Manufatura 4.0.

Lei de Informática permitiu ao Brasil ter maior infraestrutura de IA na América Latina

Instituto de Ciência e Tecnologia SiDi, Samsung, NVIDIA Enterprise e Pure Storage são responsáveis pelo primeiro supercomputador do país. Máquina tem capacidade de fornecer 125 petaflops, o que significam dois milhões de notebooks trabalhando em conjunto para realizar tarefa similar. Instituto SIDI abre vagas para contratar profissionais de TI.

Transformação digital: um movimento com vencedores e perdedores

A afirmação é do cofundador da Decoupling.co, Thales Teixeira, sobre a digitalização do mundo acelerada pela Covid-19. Para o especialista, 2025 já chegou e exige uma readequação imediata das empresas por sobrevivência.

Governo destinou quase R$ 100 milhões para projetos de cidades inteligentes

O secretário Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, Tiago Queiroz, disse que há projetos especiais como o água 4.0 e saúde 4.0. A deputada federal do PP/SC, Angela Amin, reforçou que as pessoas são a síntese das cidades inteligentes e é preciso um esforço para capacitar gestores públicos municipais e estaduais.

IA² MCTI lança edital voltado para inovação aberta com Inteligência Artificial

Já está disponível para consulta o edital de seleção das 15 empresas âncora do IA² MCTI, programa de aceleração tecnológica em inteligência artificial que visa aumentar a competitividade brasileira através da inovação aberta.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G