Clicky

INCLUSÃO DIGITAL

Para Oi, vetos dificultam uso do Fust para inclusão digital

Luís Osvaldo Grossmann ... 18/12/2020 ... Convergência Digital

O presidente da Oi, Rodrigo Abreu, lamentou nesta sexta, 18/12, os vetos presidenciais ao que se tornou a Lei 14.109/20, que modifica o uso do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações, Fust. Em especial, Abreu apontou que retirar o dispositivo de compensação automática no caso de uso de recursos próprios fez o mecanismo ficar muito burocrático. 

“O PL 172/20 teve vetos importantes que vão dificultar a aplicação, que ficou mais burocrática, menos ágil. E a gente até se pergunta quando vamos realmente poder usar o primeiro centavo do Fust”, afirmou o presidente da Oi ao participar de debate promovido pela Aliança Conecta Brasil F4. 

O dispositivo em questão previa que caso as operadoras usassem recursos próprios em projetos aprovados pelo Conselho Gestor do Fust, os valores poderiam ser abatidos do recolhimento para o Fundo, sendo o desconto limitado a 50% do total devido. 

Para Abreu, esse mecanismo tinha o condão de agilizar investimentos. “Poderíamos começar a endereçar a falta de recursos econômicos. Mas infelizmente a gente teve o veto. Vamos ver como passa a funcionar o modelo de Fust sem essa aplicação automática, que vai depender do caso a caso, de aprovação em aprovação de projeto. Seria um avanço gigantesco para começar a virar a página, embora para começar mesmo a gente precise da migração da concessão para autorização.”


Carreira
Transformação digital faz companhia abrir mais de 120 vagas em TI

Quality Nextech tem vagas abertas no Brasil e no México, sendo que a maior parte delas é para a carreira de analista de suporte com certificações e metodologia de governança. Também há vagas para desenvolvedores e arquitetos de cloud, entre outras.

Toxicidade da Internet: seu filho pode não ser a vítima, mas o agressor

"Tem uma série de regras de educação, valores da família, formas de se comportar que não valem só para o jogo, para a rede social, valem para a vida”, diz a professora e psicoterapeuta, Ivelise Fortim.

Cert.br: Pais aprendam com as crianças a fazer uma Internet Segura

"Vamos ouvir mais do que falar. Os pais precisam fazer os filhos falarem como atuam na Internet. É uma aprendizagem mútua e necessária", recomenda a analista de segurança Miriam von Zuben. 

Mais de 70% das escolas no Brasil assumem casos de cyberbullying

É imperativo que se trate a Internet como um lugar real e que se responsabilize as pessoas pelos seus atos para evitar os ataques, observou a especialista em comportamento e psicopedagoga Érica Alvim.

Internet está longe de ser ruim para crianças e adolescentes

"Há milhares de aplicações positivas na Internet. O segredo é educar e conscientizar", sustenta o gerente de segurança do CAIS/RNP, Edilson Lima.

Internet Segura: Diálogo é a vacina dos pais contra ameaças virtuais às crianças

Em sua 15ª edição, o Dia Internacional de Segurança em Informática, promovido pela RNP, discutiu como a prevenção é fundamental em tempos de crianças e adolescentes hiperconectados.

Brasil é um dos países mais agressivos na Internet

País é o 25º em 32 países analisados em estudo produzido pela Microsoft. Por aqui, 41% acham que ataques e desinformações cresceram com a pandemia, enquanto 26% apontam que atitudes melhoraram. 



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G