Clicky

NEGÓCIOS

PIX começa fase de teste restrito a 5% de usuários e com limitações de horários

Convergência Digital ... 29/10/2020 ... Convergência Digital

A partir de 3 de novembro, o PIX - sistema de pagamento instantâneo - começa a funcionar para um grupo restrito de usuários a serem escolhidos pelas 762 instituições financeiras homologadas pelo Banco Central. Nesta primeira fase de operação, até 8 de novembro, cada instituição participante do PIX deverá selecionar uma amostra que corresponda entre 1% e 5% da sua base total de clientes. Essa amostra deve espelhar as proporções dos diferentes perfis de seus usuários (faixa etária, região do País etc). A partir do dia 9  de novembro, a amostra pode ser aumentada gradualmente. E no dia 16 de novembro, o Pix estará disponível para todos os clientes dos participantes do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI).

A ideia é permitir que as instituições participantes possam testar as funcionalidades do Pix com um número limitado de usuários antes de o sistema efetivamente entrar em operação. Todas as 762 instituições aprovadas durante a etapa de adesão poderão fazer parte dessa fase.De acordo com o Banco Central, o horário mais amplo às sexta-feiras permitirá às instituições avaliar as operações em um formato próximo das 24 horas por dia de disponibilidade que o sistema terá. Em 16 de novembro, a partir das 9:00, o Pix será liberado para os usuários de modo irrestrito, sem limite de horário.

“Intercorrências nas primeiras horas ou dias fazem parte de processo de acionamento de um sistema complexo como esse. É algo encarado com absoluta naturalidade pelo BC. Exatamente por isso há restrições nesta fase”, explicou Carlos Brandt, chefe-adjunto do departamento de competição e de estrutura do mercado financeiro (Decem) do Banco Central.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) recomenda às instituições que selecionem para o soft opening clientes que sejam ativos na realização de pagamentos e que tenham cadastrado pelo menos uma chave Pix.Somente os usuários selecionados poderão fazer pagamentos ou transferências durante a fase de operação restrita, mas todos os clientes que possuem conta em uma das 762 instituições autorizadas pelo Banco Central poderão receber valores via Pix. Para os recebedores que não tiverem chave Pix, bastará ao pagador informar os dados de sua conta manualmente (como se a transação fosse um TED ou DOC).

Por consistir em uma fase de avaliação, os clientes deverão ter ciência de que o período de operação restrita poderá apresentar instabilidades, falhas de conexão ou alguma demora na realização das transações (que, em circunstâncias normais, deverão ser concluídas em até 10 segundos), por exemplo.


Cloud Computing
CSC Brasil vira QADS e investe em conselho de notáveis em TI

Comprada pela Qintess no ano passado, a ex-CSC Brasil, agora QADS, montou conselho consultivo com nomes fortes da tecnologia no Brasil, entre eles, um dos responsáveis pela Internet comercial no país, Ivan Moura Campos.

Intelbras quer R$ 1,242 bilhão com IPO e ir às compras para crescer

Empresa, com sede em Santa Catarina, lançou o segundo protocolo na CVM para fazer a sua oferta pública de ações no mercado. Objetivo é avançar em software e hardware como serviço para expandir atuação n varejo.

Diebold Nixdorf: Dinheiro em espécie não vai morrer tão cedo

Fabricante de ATMS aposta na renovação do parque com a adoção de recicladores, capacitados para contar as cédulas depositadas, substituindo o processo atual, no qual o dinheiro é depositado em envelopes.

Oracle: Banco do futuro será ‘phygital’

Uma nova roupagem com o mix do físico com o digital é a grande tendência, diretor de indústria e inovação para instituições financeiras da Oracle, Ramon Carcolé Sans.

Nuvem e notebooks impulsionam cresimento de 20% para Informática em 2021

Há uma forte demanda por servidores e storage, revelou o diretor de Informática da Abinee, Maurício Helfer. "O custo da pandemia já foi pago em 2020", afirmou o presidente da Abinee, Humberto Barbato.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G