SEGURANÇA

Governo terá guia para implantar a LGPD nos órgãos públicos

Luís Osvaldo Grossmann ... 05/12/2019 ... Convergência Digital

A menos de 200 dias da vigência da Lei Geral de Dados Pessoais, o governo federal enfrenta tantas, ou mais, dificuldades para cumprir as exigências da nova legislação. Em um trabalho paralelo com a transformação digital dos serviços públicos, a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia também se debruça, no papel de ente central da TI federal, em como orientar os órgãos públicos nessa adaptação. 

“A Lei Geral de Proteção de Dados é multidisciplinar. Envolve a segurança da informação, mas também a área jurídica, administrativa, ouvidoria, comunicação. Temos um trabalho forte de segurança cibernética na LGPD e com o Comitê Central de Governança de Dados esse tema vai ser tratado ali. Estamos elaborando um guia, a ser lançado daqui alguns meses, com orientações para a administração pública em relação a implementação da LGPD, com roadmap envolvendo não só a questão de segurança, mas também essas áreas multidisciplinares”, explica o coordenador-geral de segurança da informação da SGD, Anderson Souza. 

Como defendeu ao participar do 7º seminário Cyber Security – Gestão de Risco no Governo, promovido pela Network Eventos em Brasília, a segurança cibernética exige compartilhamento de responsabilidades entre quem oferece, gerencia e usa os serviços. 

“A gente acredita no modelo de risco compartilhado entre o gestor, o fornecedor e o próprio cidadão que vai utilizar aquele serviço. Temos o trabalho de monitoramento de riscos das plataformas de governo digital e fazemos um trabalho junto com o GSI, junto com os fornecedores, Serpro, Dataprev, em relação a esse monitoramento. E isso envolve a implementação de controles de segurança cibernética, seja para prevenir ou mitigar os eventos de riscos nessas plataformas.” Assista a entrevista.


Prejuízo médio com violação de dados sobe para R$ 5,8 milhões no Brasil

Estudo da IBM mostra que o aumento no valor foi de 10,5% em relação a 2019. O levantamento traz uma advertência: aumentou o prazo para contenção do vazamento nas empresas para 115 dias. Credenciais roubadas ou nuvens com configurações incorretas foram as brechas para as invasões.

Segurança digital faz Oi ultrapassar a marca de 125 mil elementos monitorados em SOCs

SOCs, localizados no Rio de Janeiro e São Paulo, dão suporte à jornada digital de clientes públicos e privados e registrou um crescimento de 132% nas vendas de serviços gerenciados voltados à transformação digital.

PGFN alerta que é alvo de tentativa de fraude

Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional informa que nunca entra em contato para pedir doações ou para tratar de questões como pagamento de benefícios e auxílios ou restituição e resgate de valores.

Por Covid-19, biometria é excluída das eleições 2020 pelo TSE

Decisão foi tomada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Roberto Barroso, em função do risco de contágio da Covid-19. Os leitores lde impressões digitais não podem ser higienizados a cada utilização, o que seria um risco considerável.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G