GOVERNO

Brasscom: Prorrogação da desoneração da folha gera 335 mil novos postos de trabalho em TI

Ana Paula Lobo* ... 27/05/2020 ... Convergência Digital

A prorrogação da desoneração da folha de pagamento até 2022 permitirá a criação de 335 mil novos postos de trabalhos em TI, sustenta a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Brasscom.Mas o fim do benefício em dezembro, adverte, provocará demissões o fim de 84 mil postos de trabalho.

A entidade assinou nesta quarta-feira, 27/05, um manifesto favorável à aprovação da Medida Provisória 936/20 no Congresso Nacional e a sua sanção presidencial. Hoje a desoneração da folha beneficia os setores de tecnologia da informação, construção civil, comunicação social, transporte público, têxteis, calçados e call center.

De acordo com a manifestação da Brasscom, a política de desoneração da folha de pagamento foi e é emblemática para inserir a TI brasileira na competição global. Na primeira fase - de 2011 a 2015 - o setor contratou 95 mil profissionais. Nos anos de 2015 e 2016, sem o benefício, a contratação de profissionais caiu 50% e ficou em 49 mil trabalhadores. Em 2017, a desoneração da folha foi reativada e o setor reagiu contratando 20% a mais de  profissionais chegando a 60 mil trabalhadores.

Na prática, com a desoneração das folha, as empresas podem escolher entre contribuir com um percentual que fica entre 1% a 4,5% sobre a receita bruta, ao invés de recolher 20% sobre a folha de pagamento para a Previdência. Se a medida perder a vigência em dezembro, todos os segmentos vão contribuir com 20% sobre a folha de pagamento.

Para tentar reverter a posição do Ministério da Economia, que tem se posicionado contra a prorrogação do benefício, a Brasscom elenca quatro razões em defesa do benefício:

·A recuperação do desemprego profundo em face da Covid-19 dependerá dos setores hoje desonerados.

·Não elevar carga tributária do setores que mais empregaram nas últimas décadas.

·Preservar empregos qualificados no Brasil frente à concorrência global.

·Melhorar a posição do Brasil (71º lugar) no índice de competitividade laboral do Fórum Econômico Mundial.

*Com informações da Brasscom


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Portal Gov.br soma mais de 80 milhões de brasileiros com login e senha

Portal está unificando toda a oferta de serviços digitais do governo federal. Dados do Ministério da Economia revelam ainda que 2368 serviços estão 100% digitalizados, dos 3870 oferecidos por 190 órgãos federais.

BNDES abre licitação para manter plano de venda do Serpro e Dataprev

Banco de fomento lançou a RFI n° 04/2020 para a contratação de uma consultoria especializada na prestação de serviços de Due Diligences e avaliação econômico-financeira. O prazo para os interessados vai até o dia 13 de outubro.

Adiamento de tributos do Simples termina em setembro

A partir de outubro voltam os prazos de recolhimento adiados como medida durante a pandemia de Covid-19.

STJ nega envio de 'Caixa de Pandora' para Justiça Eleitoral

Quarta Turma do Supertior Tribunal de Justiça autorizou, no entanto, nova perícia nos vídeos que flagraram, em 2009, empresários de tecnologia da informação pagando propina a integrantes do governo do Distrito Federal. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G