Clicky

GESTÃO

Consumidor.gov.br se integra às agências reguladoras

Luís Osvaldo Grossmann ... 12/08/2020 ... Convergência Digital

Com mais de 2 milhões de usuários ativos e 850 empresas cadastradas, o portal Consumidor.gov.br - que usa tecnologia da Oracle - se prepara para um próximo salto nas demandas, com a integração completa do sistema ao Processo Judicial Eletrônico, PJe, até o fim deste 2020 e uma nova expansão à vista: a integração com agências reguladoras. 

“Hoje, se o cidadão procura a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para reclamar das companhias aéreas, nacionais ou internacionais, já usa o Consumidor.gov.br para fazer o monitoramento. Estamos buscando outras agências, como Susep, Aneel, ANTT, em uma articulação para centralizarmos o canal para demandas consumeristas pela internet”, afirmou a a coordenadora geral do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, Daniela Cardoso.

Duarante painel no Oracle Transformation Day para setor público nesta terça, 11/8, ela revelou que o sistema já vem passando por um crescimento importante nos últimos meses, por conta da centralização de canais promovida no governo federal. E deve ter concluído até dezembro a integração com todos os tribunais que usam o PJe. 

“Temos um Decreto presidencial, de 2 de janeiro, que centraliza as demandas consumeristas no Consumidor.gov.br. E com a pandemia publicamos uma portaria para determinar que algumas empresas e segmentos deveriam passar a fazer parte da plataforma. Foram quase 300 novas adesões. Acabamos de ativar a Google. Nas próximas semanas vamos ativar a Amazon. Assim, se já tínhamos um crescimento de 20% ao ano, isso aumentou muito. Tínhamos 60 mil reclamações registradas por mês, mas no último mês a gente dobrou, para 120 mil reclamações. Com o PJe tende a aumentar ainda mais". Assista a participação da coordenadora geral do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, Daniela Cardoso.


Carreira
Justiça do Trabalho promove mutirão para encerrar processos

Criado em 2011, esforço mira em ações já em fase de execução - em que os devedores não pagaram o que foi reconhecido em juízo. No ano passado, foram movimentados R$ 1,7 bilhão com o benefício para mais de 63 mil trabalhadores do país.

Compras públicas: Governo credencia 11 instituições para antecipação de valores de licitações

Secretaria de Gestão do Ministério da Economia está desenvolvendo a plataforma na qual fornecedores poderão tomar como crédito valores previstos em contratos com o governo federal. 

Marcelo Fontenele substitui Arthur Sabbat na área de Segurança do GSI

A nomeação do coronel Marcelo Fontenele, que é doutor em Cibernética e atuava como Assessor Militar no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, foi publicada no Diário Oficial da União. Coronel Arthur Sabbat, agora, é diretor da Autoridade de Dados.

Governo busca interesse dos órgãos federais em postos para carros elétricos

Acordo entre o governo federal e o governo do Distrito Federal já prevê a instalação de seis ‘eletropostos’, mas demanda pode aumentar esse número.

Governo chega à marca de 1 mil serviços públicos digitalizados

Desempenho mantém em curso a meta de digitalização total de 3,8 mil serviços até 2022. 




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G