Home - Convergência Digital

Transformação digital obrigatória pela Covid-19 abriu vagas de empregos em TI

Convergência Digital* - 21/05/2020

Com base nos últimos dois meses - onde o isolamento social foi uma realidade por conta da pandemia de coronavírus - a Robert Half identificou diversas posições no segmento de tecnologia que expandiram as vagas tanto em posições permanentes como por projetos nas áreas de infraestrutura, cloud, segurança da informação e desenvolvedores.

Com a necessidade de mudar suas operações para funcionar de forma remota por conta da crise do novo coronavírus, muitas empresas precisaram acelerar o processo de digitalização para garantir que os profissionais pudessem atuar de casa de forma eficiente e segura para que os produtos e serviços fossem comercializados de forma eletrônica.

"Essa rápida transformação fez com posições como a de desenvolvedores e outros especialistas em TI que eram desafiadoras de encontrar no mercado de trabalho antes da pandemia da Covid-19 observassem demanda ainda maior. Além disso, a segurança cibernética está se tornando um tópico cada vez mais importante à medida que as empresas mudam muitos processos para a comunicação remota e on-line com os clientes", aponta Caio Arnaes, diretor de recrutamento da Robert Half.

O executivo ressalta que, além de posições permanentes, muitas empresas que antes eram reticentes em contratar profissionais por projetos agora compreendem os benefícios deste modelo. "Muitas companhias seguem com necessidades que não podem parar, como implantação de infraestrutura e projetos de segurança de informação para que os colaboradores trabalharem remotamente, além estruturação e desenvolvimento de sistema de ensino a distância, entre outros projetos. Em geral, são profissionais contratados para uma demanda específica, ou seja, com data definida para início e término da ação", completa.

Confira abaixo as áreas que permanecem em alta durante o período da pandemia;

Infraestrutura

Com o cenário atual e migração dos profissionais para home office, essa área se torna imprescindível para garantir que toda a estrutura de TI funcione da casa de cada um de forma eficiente e segura.

Cloud

Em um cenário onde os profissionais atuam cada vez mais de home office, a área torna peça fundamental em empresas que utilizam algum tipo de cloud ou que estão realizando a implementação para facilitar a atuação remota, a colaboração online e o compartilhamento seguro de documentos e dados.

Segurança da Informação

Tendo em vista que nas últimas semanas, milhares de profissionais passaram a atuar de forma 100% remota, os responsáveis pela Segurança da Informação são essenciais para garantir que os profissionais possam trabalhar normalmente com as informações devidamente protegidas.

Desenvolvimento

Em um cenário onde boa parte das ações, atividades e comportamentos serão realizados de forma remota, o desenvolvimento de plataformas virtuais está com uma demanda maior ainda em inúmeros setores, como educação, já que boa parte das escolas brasileiras adaptaram seus ensinos para aulas de forma online; o setor de saúde, o qual necessita do auxílio de tecnologia, para acelerar assertividade e tempo nos resultados e até mesmo o e-commerce, pois agora muitas pessoas passam mais tempo em casa e começa a sentir necessidades de produtos que antes não faziam sentido investir e por outro lado é uma oportunidade para as pessoas se desfazerem desses objetos também.

"Muitas empresas priorizam iniciativas de transformação digital há muito tempo, mas não há dúvida de que a Covid-19 acelerou o progresso em muitas organizações em relação à implementação de novas tecnologias, mudança de atitudes e aprendizado de novas habilidades", completa o diretor de recrutamento da Robert Half.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

15/10/2020
Covid-19 x saúde mental: mulheres empreendedoras pagaram a conta

05/10/2020
Serpro retoma as atividades presenciais, com exceção do Rio de Janeiro

01/10/2020
Covid-19: maioria teme o uso dos dados pessoais nos serviços públicos online

28/09/2020
SD-WAN ganha musculatura com a Covid-19 na América Latina

25/09/2020
Governo diz ter economizado R$ 1 bilhão com teletrabalho

23/09/2020
Mobile World Congresso 2021 é adiado de fevereiro para junho

23/09/2020
Dos 10% em teletrabalho no Brasil, maioria é branca, tem diploma e maior renda

21/09/2020
Covid-19 aumentou 16% os cancelamentos e em 10% a inadimplência em telecom

18/09/2020
Paul Krugman: crise econômica está longe de passar no mundo

18/09/2020
Bradesco: Empresas entenderam na dor as mudanças impostas pela Covid-19

Desafio nacional: identificar os dados efetivamente valiosos ao negócio

Pesquisa da IDC mostra que quase a metade companhias pesquisadas no Brasil admitiu ter dificuldade para encontrar talentos e recursos responsáveis pelas análises das informações.

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Futuro sem aposentadoria – qual a saída?

Por luis Macedo*

O futuro financeiro nunca foi tão incerto. A aposentadoria "oficial", pelo INSS, fica cada vez mais distante para muitas pessoas, especialmente porque o mundo do trabalho mudou. Uma alternativa para uma parcela significativa da população que não tem carteira assinada são os fundos de previdência. O problema, no entanto, é a infinidade de fundos que existem.

Destaques
Destaques

Ministério Público: Teletrabalho exige direito à desconexão

Ministério Público do Trabalho elaborou uma nota técnica direcionada para as “empresas, sindicatos e órgãos da administração pública”.  Na orientação, sugere a adoção de etiqueta digital para orientação de patrões e empregados.

Dos 10% em teletrabalho no Brasil, maioria é branca, tem diploma e maior renda

Segundo o Dieese, 8,4 milhões de brasileiros trabalham de casa por conta da pandemia de Covid-19. Proporção chega a 22% dos trabalhadores em Brasília, mas não passa de 3% no Pará. 

Um em cada cinco servidores públicos será substituído por robô no Brasil

A Escola Nacional de Administração Pública estima que, por conta da Transformação Digital, a automação deverá substituir cerca de 100 mil postos de trabalho no Serviço Público Federal nos próximos cinco a 10 anos, sendo que a metade deles terá menos de 50 anos.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site