19/01/2021 às 12:55
Internet Móvel 3G / 4G


EUA querem dar a faixa de 12 GHz para o 5G
Convergência Digital

Os Estados Unidos querem dar mais um pedaço do espectro para a oferta de 5G. A faixa em discussão é a de 12 GHZ, usada, hoje, pelos provedores de serviços de satélite. A Federal Communications Commission (FCC), a Anatel dos EUA, vai fazer estudos técnicos para deliberar o melhor uso do espectro, revelou o presidente da FCC, Ajit Pai, que está deixando a agência com o fim do mandato de Donald Trump na presidência da República.

Em nota, a FCC diz que busca informações sobre compartilhamento de frequências com os serviços móveis terrestres e de satélite sem impacto de interferências prejudiciais. Empresas como a Dish Network e a Competitive Carriers Association (CCA) já manifestaram apoio a decisão de deliberar mais espectro para o 5G.

Mas as provedoras de comunicação por satélite, entre elas, a OneWeb e a SpaceX, com satélites implantados usando a frequência de 12GHz, já se manifestaram de forma negativa à proposta. A SpaceX, por exemplo, acabou de receber um financiamento de US$ 1 bilhão do governo dos Estados Unidos para aumentar a oferta de conectividade à Internet, em áreas não atendidas pelas tradicionais operadoras de telecomunicações.

A faixa de 12 GHz tem 500 Mhz de espectro disponível, com 100 MHz por prestadora e com melhor qualidade de transmissão que  as ondas milimétricas e com disponibilidade global do uso da faixa e com capacidade de suportar a banda C, como forma de estender o 5G, na faixa de 3,5GHz.



Powered by Publique!