Clicky

INCLUSÃO DIGITAL

Robótica faz o jovem carente pensar e criar a tecnologia

Ana Paula Lobo e Pedro Costa, do Rio de Janeiro ... 20/03/2020 ... Convergência Digital

Há cinco anos surgia o Coletivo Periféricas, na comunidade Amaralina, em Salvador, fundada pela Geisa Duarte, uma menina nascida e criada na comunidade, mas com o privilégio de estudar em uma escola particular. À CDTV, do portal Convergência Digital, Geisa Duarte, conta que a proposta inicial foi fazer os jovens se apropriarem das mídias sociais. Depois passou por ensinar programação para a inserção do mercado de trabalho.

"Ensinamos a fazer site, a fazer aplicativo, e estamos inserindo na robótica. Fazer o jovem pensar a tecnologia, pensar computacional e ver a tecnologia resolvendo problemas reais é muito gratificante", conta Geisa Duarte, que participou da 14ª edição do Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI), realizada pelo CAIS/RNP, no dia 13 de março, no Rio de Janeiro.

A robótica é um dos projetos mais cobiçados do Coletivo Periféricas. "Muitos jovens usam o celular e nunca viu um celular por dentro. A robótica nos ajuda a pensar e a criar. E no nosso caso, trabalhamos muito com a sucata. Lembrando que em muitos dos lugares onde estamos não há Internet fixa, não há 3G. A internet chega por meio de roteadores 'libertados'", conta Geisa Duarte. Para quem quiser ajudar o Coletivo Periféricas, o site de acesso é: www.perifericas.com.br Assistam a entrevista com Geisa Duarte.


Carreira
Hospital Sírio-Libanês abre processo seletivo para Programa de estágio em tecnologia

Os estudantes interessados podem se inscrever para a jornada de seleção, que inclui teste, entrevista online e terá, como etapa final, um Hackathon, em parceria com o Centro Universitário FIAP.São oito vagas disponíveis.

Toxicidade da Internet: seu filho pode não ser a vítima, mas o agressor

"Tem uma série de regras de educação, valores da família, formas de se comportar que não valem só para o jogo, para a rede social, valem para a vida”, diz a professora e psicoterapeuta, Ivelise Fortim.

Cert.br: Pais aprendam com as crianças a fazer uma Internet Segura

"Vamos ouvir mais do que falar. Os pais precisam fazer os filhos falarem como atuam na Internet. É uma aprendizagem mútua e necessária", recomenda a analista de segurança Miriam von Zuben. 

Mais de 70% das escolas no Brasil assumem casos de cyberbullying

É imperativo que se trate a Internet como um lugar real e que se responsabilize as pessoas pelos seus atos para evitar os ataques, observou a especialista em comportamento e psicopedagoga Érica Alvim.

Internet está longe de ser ruim para crianças e adolescentes

"Há milhares de aplicações positivas na Internet. O segredo é educar e conscientizar", sustenta o gerente de segurança do CAIS/RNP, Edilson Lima.

Internet Segura: Diálogo é a vacina dos pais contra ameaças virtuais às crianças

Em sua 15ª edição, o Dia Internacional de Segurança em Informática, promovido pela RNP, discutiu como a prevenção é fundamental em tempos de crianças e adolescentes hiperconectados.

Brasil é um dos países mais agressivos na Internet

País é o 25º em 32 países analisados em estudo produzido pela Microsoft. Por aqui, 41% acham que ataques e desinformações cresceram com a pandemia, enquanto 26% apontam que atitudes melhoraram. 



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G