INOVAÇÃO

CPqD desenvolve plataforma open source de IA voltada ao agronegócio

Convergência Digital* ... 08/08/2019 ... Convergência Digital

Um projeto desenvolvido pelo CPqD em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa elabora uma plataforma de código aberto destinada a oferecer recursos para a criação de aplicações de inteligência artificial para o agronegócio, com objetivo de obter ganhos em produtividade e eficiência. 

“A ideia é fornecer, por meio dessa plataforma, elementos básicos que possam facilitar o desenvolvimento de aplicações específicas de IA para o agronegócio por startups e outras empresas que atuam nesse setor, proporcionando robustez e estabilidade para operação em larga escala”, explica o gerente de desenvolvimento de negócios em agronegócio inteligente do CPqD, Fabrício Lira Figueiredo. 

Com recursos dos Programas e Projetos de Interesse Nacional (PPIs) nas Áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o projeto, iniciado em 2018, tem duração de três anos. 

Ele envolve o desenvolvimento de aplicações de aprendizado e análise preditiva,  de visão computacional (com imagens e vídeos) voltadas à identificação de padrões, entre outras possibilidades, e ainda aplicações de sistemas de diálogo (assistente virtual) para o agronegócio.

* Com informações do CPqD


Cloud Computing
Microsoft, pressionada pela Europa, atualiza cláusulas de privacidade em contratos de nuvem

O órgão de vigilância de dados da União Europeia iniciou, em abril, uma investigação para avaliar se os contratos da Microsoft com a Comissão Europeia e outras instituições da UE cumpriam as regras de proteção de dados.

Brasil monta centro para dados, IoT e industria 4.0 com Fórum Econômico Mundial

Sede será instalada no Instituto de Pesquisa Tecnológica de São Paulo e deverá entrar em operação no primeiro semestre de 2020.

Economistas lançam livro sobre Inovação associada à economia do compartilhamento

Paulo Bastos Tigre e Alessandro Maia Pinheiro analisam o impacto dos novos negócios, sob a ótica da academia, na economia digital.

ANAC faz consulta pública sobre futuro dos drones

Órgão regulador da aviação civil quer ouvir a opinião da sociedade sobre como conduzir a operação das aeronaves não tripuladas no País. Consulta irá até o dia 05 de fevereiro de 2020.

Iluminação inteligente é uma das apostas da NEC com Internet das Coisas

O gerente de soluções da engenharia da NEC do Brasil, Eduardo Ribeiro, diz que a fornecedora- que atua como orquestradora de soluções- criou uma plataforma multisegmento, baseada em inteligência artificial, para acelerar a adesão dos serviços inteligentes nos municípios brasileiros.

TIM: 5G vai democratizar o uso da robótica

À frente do projeto do robô Joquinha, criado para atender ao maestro João Carlos Martins, em parceria com a SPI Integração e a Nokia, a operadora considera que a robótica poderá redefinir um parque fabril de forma rápida e produtiva. "Estamos construíndo uma nova etapa", salienta o head de Inovação da TIM Brasil, Janílson Bezerra.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G