Convergência Digital - Home

CGU abre licitação de R$ 201 mil para transferir datacenter para o Serpro

Convergência Digital
Luís Osvaldo Grossmann - 17/02/2020

A Controladoria Geral da União abriu nesta segunda, 17/2, edital para licitar serviço de migração para transportar os equipamentos hospedados em seu datacenter para o datacenter do Serpro, em decorrência de atual processo de contratação de serviço de colocation com a estatal.

O valor estimado pela CGU é de R$ 201,8 mil e a contratação pelo menor preço global, com vigência de 12 meses podendo ser prorrogado. Além do serviço de migração em si, o edital prevê ainda o fornecimento de rack e a possibilidade de também contratar suporte especializado IBM para acompanhamento da migração do equipamento storage IBM v7000. O edital já pode ser acessado pelo portal Comprasnet, sendo que o pregão eletrônico está previsto para 4/3. 

Explica a CGU no edital que “verificou-se a necessidade de fornecimento de um  rack, específico para guarda de equipamentos de comunicações da CGU, tendo em vista que o modelo requerido não poderá ser fornecido pelo Serpro, diante de suas especificidades, e sem o qual é inviabilizado o serviço de colocation”.

Como também indicado no edital, “o equipamento hospedará os serviços de comunicações da rede, necessários para a comunicação entre os equipamentos e entre estes e a rede, incluindo a Internet e todas a unidades da CGU”.

Com relação ao suporte IBM, a CGU adianta que “este item poderá não ser contratado em conjunto com os demais, em decorrência de conveniência administrativa derivada da possibilidade de fornecimento deste suporte por outros meios”. 

Mas explica também que esse serviço “poderá ser realizado por técnico constante o quadro da própria empresa, por técnico da própria IBM ou subcontratado - desde que o técnico seja comprovadamente capacitado -, mas a empresa contratada será, em qualquer caso, a responsável em garantir o funcionamento satisfatório do equipamento”. 


Destaques
Destaques

Compartilhamento de dados fomenta o big data no governo federal

A TIC Governo Eletrônico 2019 mostra que ainda há muito por usar em análise de dados no governo. O MPF foi o maior utilizador dos dados para análise. O Executivo ficou com apenas 20%. Serviços na nuvem também ficam aquém do desejado.

Evite os mitos. Nuvem não é mágica nem resolve tudo

Mesmo com dados de crescimento constantes, conceitos errôneos atormentam a computação em nuvem e retardam, muitas vezes, a adoção da tecnologia. Os mitos,advertem o Gartner, são perigosos e enganosos.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.

Jornada para a nuvem: evite as armadilhas e faça a coisa certa

Por Fábio Kuhl*

Até bem pouco tempo, a nuvem era inovação, hoje me arrisco a dizer que, em breve, uma commodity.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site