Clicky

Oi está fora do leilão do 5G

Luís Osvaldo Grossmann ... 10/02/2021 ... Convergência Digital

A Oi está fora do leilão 5G. Em audiência sobre o edital promovida nesta quarta, 10/2, pelo grupo de trabalho sobre o tema na Câmara dos Deputados, a empresa confirmou que com o desaparecimento da Oi Móvel, fatiada pelas concorrentes Vivo, Claro e TIM, não há motivos para ir em busca de novas radiofrequências. 

“É importante destacar que a Oi está em processo de venda da sua operação móvel. Logo a Oi não irá participar do leilão de 5G”, explicou o vice-presidente de relações institucionais da operadora, Eduardo Levy. “Até por isso não temos opinião formada [sobre o edital]”, completou. 

Não chega a ser uma surpresa para quem acompanha o mercado de telecomunicações no país. Além de a operação móvel deixar de existir, e com ela o veículo para utilização das frequências, a própria venda é resultado das dificuldades financeiras de uma empresa que já deixou de participar do leilão anterior, em 2014, quando foram vendidas fatias da faixa de 700 MHz. 

Mas se evitou comentar pontos do edital debatidos durante a audiência promovida pelo GT 5G da Câmara, o executivo ressaltou ser importante que o leilão concentre os valores nos investimentos a serem feitos pelas empresas vencedoras. 

“É importante que os benefícios de um leilão não arrecadatório sejam transferidos para o consumidor em cobertura e preço. Obrigações sem relação direta com o escopo do leilão vão onerar o edital”, completou Levy. 


Internet Móvel 3G 4G
STJ: É ilegal polícia clonar celular de investigado

Para o Superior Tribunal de Justiça, além de constituir uma forma ilícita de interceptação, esse procedimento acarretaria a suspensão indevida da comunicação telefônica e telemática dos investigados.

Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Setor de telecom paga mais de R$ 60 bilhões em impostos em 2020

Tributos pesam no bolso dos usuários dos serviços de telecom, que pagam mais de 42% sobre os serviços, entre taxas e impostos. Só de fundos setoriais, foram mais R$ 3,57 bilhões

STF valida lei que proíbe telemarketing para empréstimos a aposentados

Em decisão unânime, Plenário do Supremo validou lei do Paraná que prevê a restrição. “A simples autorização dada ao telefone enseja a exposição a fraudes, abusos e até mesmo coação por terceiros". afirmou a relatora, Cármem Lúcia.

Chamadas de fixo para móvel terão reajuste de até 10,3%

Percentuais autorizados pela Anatel variam de acordo com cada operadora. Os menores foram para a Algar (3,1%), e os maiores para a Oi. 

À pedido da Sky, Anatel libera cobrança antecipada em serviços de telecom

Por maioria de 3 a 2 votos, agência concedeu medida cautelar para já tornar vigente mudança que só seria válida no novo Regulamento Geral do Consumidor. 




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G