Clicky

NEGÓCIOS

Telecom em queda, TI em alta mexem no desempenho geral dos serviços

Convergência Digital ... 12/11/2019 ... Convergência Digital

Em setembro de 2019, o setor de serviços no Brasil teve crescimento de 1,2% frente a agosto. O acumulado no ano foi de 0,6%. Em termos trimestrais, observou-se crescimento de 0,6% no terceiro trimestre deste ano, quinto resultado positivo seguido neste tipo de confronto. O acumulado nos últimos 12 meses, ao passar de 0,6% em agosto para 0,7% em setembro de 2019, assinalou ligeiro ganho de ritmo, segundo anotou o IBGE na pesquisa divulgada nesta terça, 12/11.

O avanço de 1,2% no volume de serviços, observado na passagem de agosto para setembro, foi acompanhado por quatro das cinco atividades de divulgação investigadas: transportes e correios (1,6%), serviços profissionais, administrativos e complementares (1,8%), serviços prestados às famílias (0,8%) e de outros serviços (0,5%). 

Em contrapartida, os serviços de informação e comunicação (-1,0%) assinalaram a única taxa negativa de setembro, eliminando, portanto, parte do ganho de 2,3% acumulado entre julho e agosto.

Visto apenas os serviços de telecomunicações, o desempenho é negativo: houve recuou de 1,1% em setembro, depois de quedas em agosto (-1,7%) e julho (-1%). Como resultado, esse segmento acumula entre janeiro e setembro queda de 0,8% e de 0,6% em 12 meses. 

Já os serviços de tecnologia da informação reduziram o ritmo em setembro, tendo registrado alta de 10%, depois de crescer 16,4% e 18,7% em julho e agosto, respectivamente. Nos nove primeiros meses, a alta acumulada é de 13,7% (13,3% em 12 meses). 

Na comparação com igual mês do ano anterior, o volume do setor de serviços avançou 1,4% em setembro de 2019, tendo o ramo de serviços de informação e comunicação (2,2%) exercido “a contribuição positiva mais relevante em setembro de 2019, impulsionado, em grande medida, pelo aumento na receita das empresas de portais, provedores de conteúdo e ferramentas de busca na Internet; de desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis; de suporte técnico, manutenção e outros serviços em TI; e de edição integrada à impressão de livros”.


Empresas de Internet lideraram fusões e aquisições em TIC no Brasil

Tecnologia da Informação veio em segundo lugar, de acordo com o estudo da KPMG. Segundo a consultoria, foram realizadas 1.117 fusões e aquisições no Brasil em 2020. A presença dos fundos de Venture Capital foram relevantes para os novos negócios.

No melhor momento em 30 anos, indústria de semicondutores quer Padis até 2029

Fábricas no Brasil tocam a transição para os modelos SSD e respondem ao aumento na demanda das memórias, mas temem o fim dos incentivos em 2022. 

Open Banking: Fase inicial não prevê compartilhamento de dados de correntistas

A partir desta segunda-feira, 01/02, entra em funcionamento no Brasil a primeira fase do Open Banking , cuja regulação será implementada de forma gradual, faseada e evolutiva, até 15 de dezembro de 2021.

Emissão de certificado digital pela internet vai usar bases de dados da CNH e do TSE

Videoconferência, já permitida para as renovações, também poderá ser usada na primeira emissão de certificados digitais. ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, responsável pela ICP-Brasil, vai definir bases públicas para confirmação da biometria. 



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G