O Serviço Federal de Processamento de Dados, Serpro, abriu nesta quarta, 23/9, um edital para contratar, sob demanda, serviço de análise de mídias sociais, fornecido em plataforma de computação em nuvem na modalidade de software como serviço (SaaS). O pregão eletrônico está marcado para 7/10.
Segundo o edital, a eventual contratada deve fornecer toda Plataforma de Análise de Mídias Sociais, incluindo todos os softwares com o devido licenciamento e as ferramentas necessárias para a prestação de serviço, tais como: processo de coleta, armazenamento, classificação, categorização, adição de informações, medição, análise e interpretação de resultados e associações entre pessoas, tópicos e ideias das redes de mídias sociais, blogs, fóruns, vídeos e imagens.
Como explica o Serpro, a solução buscada “compreende os serviços compostos por coleta, armazenamento, classificação, categorização, adição de informações e análise de menções online públicas a determinados termos previamente definidos e seus emissores.
Os objetivos são “identificar e analisar reações, sentimentos e desejos relativos a produtos, entidades e campanhas; conhecer melhor os públicos pertinentes; e realizar ações reativas e pró-ativas para alcançar os objetivos da organização ou pessoa de forma ética e sustentável”. A ferramenta deve suportar ao menos três idiomas para ‘Análise de Sentimento’, Português, Inglês e Espanhol.
O aporte previsto no País é de R$ 70 milhões, muito abaixo, por exemplo do que está sendo feito em países como China, Coreia e Espanha, lamentou o consultor de IA, Eduardo Prado, ao participar do 5x5 TecSummit. Ele advertiu que a transformação digital não acontecerá sem que se mexa nas cabeças das pessoas.
O diretor geral da AWS Brasil, Cleber Morais, enfatiza que 2020 foi o ano da disparada na transformação digital e destaca que as instituições financeiras da América Latina estão investindo 76% acima do ano passado em IaaS, PaaS e SaaS.
Por Ed Solis*
De acordo com a consultoria Omdia, o mercado de redes gerenciadas em nuvem cresce a uma taxa anual composta de 28,7%, com receitas de equipamentos previstas em US$ 5,5 bilhões
Por Srinivasa Raghavan*
Se as empresas obtiverem melhor visibilidade do custo de cada serviço em nuvem que utilizam, poderão encontrar o equilíbrio certo entre eles, reduzir as despesas operacionais e obter o melhor valor possível da nuvem.