TELECOM

Transparência na oferta derrubou preço dos dutos, indica Anatel

Luís Osvaldo Grossmann ... 17/04/2019 ... Convergência Digital

A Anatel indica que em duas semanas, portanto até o início de maio deste 2019, terá concluído a homologação das novas ofertas de atacado, obrigatórias para as maiores operadoras de telecom do país. E segundo adianta o superintendente de competição da agência, Abraão Balbino e Silva, os novos produtos chegam com reduções significativas no preço.

“O impacto é forte. O preço de um quilômetro de duto caiu de R$ 40 mil para R$ 400”, afirma. Os valores já estão no Sistema de Negociações de Ofertas de Atacado, a plataforma onde os principais detentores de infraestrutura precisam divulgar ofertas de referência públicas.

O SNOA foi uma inovação associada ao Plano Geral de Metas de Competição ainda de 2012. Nessa nova revisão, foram incluídos produtos valiosos para pequenos provedores de serviços, como os já mencionados dutos e links de alta velocidade – acima de 34 Mbps para diferenciá-los dos contratos de Linha Dedicada.

Da revisão, aprovada em julho de 2018, até aqui foi feita uma atualização do sistema eletrônico de negociações, além da coordenação de como seriam feitas as ofertas novas. A agência, como explica Silva, está na reta final das homologações. Na questão dos dutos, o acerto é que os locais de maior demanda já entrarão este ano no sistema. As demais entrarão gradativamente.

Esse esforço é razoável. Só a Oi tem mais de 8 mil caixas de dutos no país. “Existe um cronograma de implementação em até dois anos. Mas o que está certo é que as redes nas principais cidades do país, onde existe maior demanda, já estarão no sistema”, afirma o superintendente de competição.



Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Oi se posiciona como prestadora de serviços de TI

Tele estruturou serviços como segurança cibernética, big data e gestão integrada. "Entender as dores e as necessidades do cliente é uma obrigação", afirma Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing do Corporativo da Oi.

Embratel: transformação digital exige experimentar e errar

O cliente é e centro da jornada digital que a operadora faz há sete anos, conta o CEO, José Formoso.

"Estamos comprometidos com o futuro do Brasil", diz CEO da Telefónica

Em reunião geral dos acionistas, realizada em Madrid, o presidente do conselho e CEO da Telefónica José María Álvarez-Pallete, afirmou que o Brasil é um dos países que mais vai crescer no mundo com a revolução digital.

Novo projeto de lei prevê cobertura celular obrigatória de 60% das estradas

PL 1721/19 prevê inclusão da medida nas futuras licitações da Anatel. Texto precisa passar pelas comissões de ciência e tecnologia, finanças e tributação e de constituição e justiça. 




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G