Clicky

INTERNET

CGI.br quer ser ouvido e pede ao Senado para adiar a votação do PL da Fake News

Ana Paula Lobo ... 29/05/2020 ... Convergência Digital

O Comitê Gestor da Internet vai enviar ofício aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre e da Câmara, Rodrigo Maia, para que nào seja já levado a votação, prevista para 2/6, o PL 2630, mais recente entre os projetos sobre 'fake news. A proposta, ao exigir medidas contra as informações enganosas e o uso de robôs para a disseminação, responsabiliza as plataformas digitais pelos conteúdos postados pelos usuários, em uma lógica inversa ao do Marco Civil da Internet. O CGI.br vai publicar uma nota defendendo que se faça uma consulta pública como aconteceu para a elaboração do Marco Civil da Internet.

"Apesar de o PL falar em transparência, responsabilidade e liberdade, ele nos preocupa porque permite a remoção de conteúdos e descaracteriza o Marco Civil da Internet. Se os parlamentares estão preocupados com as eleições que se aproximam, precisam distinguir a responsabilidade de conteúdo de terceiros da responsabilidade das plataformas na oferta dos serviços Internet", afirmou Flávia Lefrèvre.

Para José Luis Ribeiro Filho, da RNP, a proximidade da internet com a computação de alto desempenho é uma realidade.  Há uma sinergia entre a computação de alto desempenho, capilarideade da internet e algoritmos de Inteligência Artificial que está produzindo uma nova disrupção na sociedade e que, como em outros momentos semelhantes da história humana (invenção do avião, bomba atômica, etc) tem também um potencial destrutivo e, por isso, requer discussão e adaptação da sociedade".

O professor Marcos Dantas, que teve o seu mandato renovado no CGI.br, vai além. "O CGI.br precisa ser ouvido como órgão de governança da Internet no Brasil e nós não fomos ouvidos. Temos expertise e a atribuição legal de discutir os rumos da Internet no País", completou o especialista.

Foi consenso entre os conselheiros do CGI.br advertir que todas as vezes que se tentou regular a tecnologia, o resultado foi desastroso. Sobre os 25 anos de atuação, o CGI.br diz que há muitos desafios pela frente, mas dois ganham destaque: trabalhar para levar conexão à Internet para os 43 milhões de brasileiros desconectados e a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados e a montagem da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, onde o CGI.br tem um assento no conselho.


Revista Abranet 32 . set-nov 2020
Veja a Revista Abranet nº 31
O ano de 2020 marca os 25 anos da internet comercial no Brasil e confirma que ela é fundamental para a economia e a vida cotidiana. PIX, Wi-Fi 6, LGPD, white spaces, numeração para SCM... Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

STJ autoriza Telebras fazer manutenção de rede durante o dia

Foi derrubada decisão que impedia a estatal de fazer a manutenção durante o dia para evitar problemas técnicos durante o horário comercial. Para o STJ, restrição ao trabalho representa risco de grave lesão à ordem, à segurança e à economia.

Elétricas: é irracional o uso dos postes pelas empresas de Telecom

Resolução do impasse, que se arrasta, é urgente, até por conta da chegada do 5G e pela necessidade da implantação das antenas de pequeno porte, as small cells, afirmam CPFL, Copel e Neoenergia.

LGPD: Passou da hora de as empresas contratarem seus DPOs

A adverência é feita pela advogada especializada em direito digital, Patrícia Peck. "Não basta arrumar a casa para estar protegido. A falta de uma liderença para cuidar da LGPD é um erro grave", pontuou.

ISPs vão massificar o Wi-Fi 6 no Brasil

Diretor da Associação Brasileira de Internet, Evair Galhardo, sustenta que 5G e Wi-Fi 6 são complementares, mas admite que por ser usada em faixa não licenciada, o Wi-Fi 6 vai se multiplicar muito mais rápido no País.

Para PGR, TV paga pela internet não exige cotas nem canais obrigatórios

Em ação de produtores independentes, Augusto Aras sustenta que STF não pode modificar interpretação técnica da Anatel de que a Lei do Seac não se estende à internet. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G