Clicky

SEGURANÇA

Eletronuclear assume ataque hacker aos sistemas de TI

Ana Paula Lobo* ... 04/02/2021 ... Convergência Digital

Em comunicado à CVM, divulgado no final da noite desta quarta-feira, 03/02, sem, no entanto, falar em incidente cibernético no tema do assunto do fato relevante, a Eletrobras comunica que servidores da área administrativa da Eletronuclear foram alvo de ataques ransomware.

Companhia sustenta no fato relevante que os servidores da rede administrativa não se conectam com os sistemas operativos das usinas nucleares de Angra 1 e Angra 2, que por razões de segurança, são isolados da rede administrativa.

De acordo ainda com a Eletrobras, “o incidente não trouxe impactos para a segurança, nem para o funcionamento da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), muito menos prejuízos para o fornecimento da energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional.”

Ainda assim, a Eletrobras relata que a Eletronuclear suspendeu temporariamente  o funcionamento de alguns dos seus sistemas administrativos para proteger a integridade dos seus dados. A Eletrobras informa ainda que a própria equipe da  Eletronuclear, em conjunto com a equipe do Serviço Gerenciado de Segurança (MSS) contiveram e  erradicaram  os efeitos do ataque. "O vírus foi isolado  e uma minuciosa verificação dos ativos segue em andamento", diz o fato relevante.

A Eletrobras informou o evento ao Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR.Gov),com  cópia  para  representante  do  Sistema  de  Proteção  ao Programa  Nuclear  Brasileiro  (SIPRON),  subordinado  ao  Gabinete  de  Segurança  Institucional  da Presidência da República.


Morre Raphael Mandarino Jr, especialista em segurança da informação no governo

Primeiro diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações da Presidência da República, Raphael Mandarino Jr, morreu neste sábado, 08 de maio. O Convergência Digital apresenta condolências à família e lamenta muito a perda de um especialista do setor.

Em cada 10 HDs ou cartões de memória descartados, nove contém dados pessoais

Estudo mostra que em 74% dos casos foi possível recuperar arquivos esquecidos, como anotações de reuniões, documentos fiscais, informações fiscais entre outras, nas mídias digitais. 

Banco é condenado a indenizar cliente vítima de golpe do WhatsApp

Decisão foi do juiz Guilherme Ferreira da Cruz, da 45ª Vara Cível Central de São Paulo e abre precedente para outras ações.

Reuso de dados em poder do governo exige regras específicas

Em artigo anterior à nomeação para ANPD, Miriam Wimmer discute a necessidade de salvaguardas para o uso de informações pelo Estado para finalidades diferentes das que justificaram a coleta original. 



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G