NEGÓCIOS

LGPD: Adequação passa pela governança e por mitigar os riscos digitais

Por Suzana Liskauskas* ... 13/08/2020 ... Convergência Digital

Com prioridade aos projetos de diagnósticos relacionados à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a Every Cybersecurity and GRC dobrou de tamanho apesar da pandemia de Covid-19, revelou o Fundador e CEO, Eduardo Nery. “Fechamos novos contratos em São Paulo, dobramos o número de funcionários e aprendemos a desenvolver projetos 100% online, sem qualquer contato físico com clientes, utilizando metodologia baseada em gamificação e desenvolvida pela nossa equipe”, afirmou Nery.

Na visão do CEO da Every Cybersecurity and GRC, o mundo mudou drasticamente nos últimos cinco meses e aconteceu uma revolução no ambiente de negócios, com oportunidades e riscos. “Estamos executando projetos online, com alta produtividade. Mas essa aceleração digital exige também um cuidado maior com as questões de segurança e compliance”, afirma Nery.

Parceira da RSA, no nível Titanium Partner, a Every Cybersecurity and GRC é a única empresa autorizada a fornecer treinamento oficial do RSA Archer Suite no Brasil.  Não por acaso o software de governança, risco e compliance da RSA é uma das principais ferramentas do plano de ação em LGPD desenvolvido pela empresa.

“Durante a pandemia a procura por projetos de LGPD aumentou, já realizamos cerca de 30 projetos de adequação a LGPD. Em todos eles, adotamos o software RSA Archer Suite no diagnóstico e no acompanhamento do plano de ação. Essa transformação digital traz também uma discussão sobre a necessidade de projetos que tornem o gerenciamento de riscos sustentável e integrado à realidade dos ambientes de negócios”, detalha Nery.

Marcos Nehme, diretor regional da RSA Security no Brazil e Cone Sul, fez coro com Nery ao destacar a relevância da gestão integrada de riscos no ambiente de negócios pós-pandemia. Nehme foi um dos convidados do evento Gerenciamento Integrado de Riscos + LGPD com RSA Archer Suite, realizado em 6 de agosto.

“A velocidade da mudança e do impacto como o Eduardo Nery destacou, o antes e o depois da crise, aumentou a complexidade dos negócios e ampliou as oportunidades. Mas, à medida que essas oportunidades são ampliadas, há mais riscos. No coração do risco digital está o risco estratégico para as organizações. Isso cria uma força que muda todos os aspectos da estratégia de negócios atualmente”, afirma Nehme. O diretor regional da RSA Security ressalta que o risco digital é um desafio multidimensional que requer uma coordenação de várias funções. Nesse contexto, saber gerenciar riscos é a jogada de mestre, completa Nehme.


Desafio nacional: identificar os dados efetivamente valiosos ao negócio

Pesquisa da IDC mostra que quase a metade companhias pesquisadas no Brasil admitiu ter dificuldade para encontrar talentos e recursos responsáveis pelas análises das informações.

Fintechs mostram sua força no cadastramento para o PIX

Banco Central revela que Nubank, Mercado Pago e PagSeguro foram as instituições com mais cadastros de chaves de identificação para o uso do pagamento instantâneo, a partir de 16 de novembro. Em nove dias, o Banco Central contabiliza 33,7 milhões de cadastramentos.

STJ: Uso de criptomoedas para lavar dinheiro é crime de competência estadual

Criptomoedas não são caracterizadas pelo Banco Central como moeda tampouco são consideradas valor mobiliário pela Comissão de Valores Mobiliários, portanto, o ministro Felix Fischer, do STJ, entendeu que não cabe à justiça federal julgar crimes envolvendo o ativo.

ABES: desoneração da folha é vital para manter empregos em software e serviços

O Brasil cresceu 10,5% em TI em 2019, e deverá, apesar da Covid-19 e da crise econômica, registrar um crescimento de 4% em 2020, afirmou o vice-presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Empresas de Software, Jorge Sukarie.

Transformação digital é mudar a mentalidade de produto para solução ao cliente

"Não precisamos da furadeira, mas, sim, do buraco na parede", exemplificou Thales Teixeira, fundador da decouping.co, ao revelar o impacto da jornada digital. Para Teixeira, a inovação está no modelo de negócios. "A tecnologia é só um motor", pontuou.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G