Clicky

INTERNET

Morre Aleksandar Mandic, referência da internet brasileira

Convergência Digital ... 06/05/2021 ... Convergência Digital

Considerado uma referência da internet brasileira, Aleksandar Mandić morreu nesta quinta-feira 06/05. Pioneiro, ele lançou, em 1990 o Mandic BBS. A primeira BBS do Brasil que se tornaria, em pouco tempo, um gigante na área, ainda com a conexão discada e velocidade máxima de 9,6 Kbps.

Em 1996, com a Internet comercial engatinhando no Brasil, e após sociedade com o grupo GP Investimentos, a Mandic BBS ganhou corpo, virou Mandic Internet e foi vendida, no fim dos anos 90, por tanto Aleksandar Mandić quanto pela GP Investimentos para uma empresa argentina. 

Na sequencia, sempre empreendedor, em janeiro de 2000, ele se tornou sócio-fundador do iG – Internet Group, onde ocupou o cargo de vice-presidente até setembro de 2001. “A Internet pegou todo mundo desprevenido. Ninguém imaginava o boom que ia ser”, contou, em 2005, em entrevista à revista da Abranet. Reveja o depoimento dele aqui

O iG oferecia Internet grátis e a sua entrada no mercado obrigou aos provedores de acesso à Internet a se reinventarem. Na entrevista em vídeo, Mandić contou que a internet grátis só funcionaria se tivesse muitos usuários. Para um provedor com mil ou 10 mil usuários, não funcionaria.

“Quando lançamos o iG, em 9 de janeiro de 2000, nós tivemos 30 mil cadastramentos em um só dia e chegamos ao fim do mês com 800 mil usuários. Com 800 mil usuários, você consegue ganhar dinheiro. Então, o iG foi pensado para ser grande, porque pequeno não funcionaria.”

A vida de Mandić foi marcada pela inovação. Depois de 17 anos trabalhando na Siemens, onde iniciou sua carreira profissional, ele passou a empreender. Ao sair do iG, ele reabre a Mandic mas com foco corporativo, começando com e-mail e evoluindo para a oferta de produtos de computação em nuvem.

Dez anos depois, em março de 2012, o empreendedor vendeu a empresa para o fundo de investimentos Riverwood Capital, por R$ 100 milhões. Com a venda, Aleksandar Mandić comprou uma pequena participação no próprio Riverwood onde atuava como conselheiro na empresa.

Ele chegou a tentar a vida política, tendo sido, em 2010, candidato a deputado federal pelo Democratas em São Paulo.  Mas voltou a empreender. Em 2013, Aleksandar Mandić criou um aplicativo de repositório de senhas de Wi-FI de locais públicos. O Wi-Fi Magic, gratuito, é uma rede social de compartilhamento de senhas Wi-Fi. Mandic parte levando consigo uma parte considerável da história da Internet no Brasil.

O portal Convergência Digital apresenta condolências à família e lamenta a perda de um brasileiro que sempre apoiou a inovação e o empreendedorismo.


Revista Abranet 34 . mai/jun/jul 2021
Veja a Revista Abranet nº 34
Redes neutras, Wi-Fi 6, tendências das compras com cartão de crédito, DPO como serviço, Regulamentação de segurança cibernética, dólar e pandemia, Leilão do 5G... Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

Facebook decide manter contas de Donald Trump suspensas até 2023

"As ações de Trump constituíram uma violação grave de nossas regras que merecem a maior penalidade",disse o Facebook. As contas do ex-presidente dos EUA no Facebook e no Instagram estão suspensas desde o dia 07 de janeiro, um dia depois de o político elogiar pessoas envolvidas no ataque ao Capitólio.

Ativado cabo submarino de fibra óptica que liga Brasil à Europa

O cabo submarino possui 6 mil quilômetros de extensão, conectando diretamente a cidade de Fortaleza (Brasil), a Sines (Portugal), sem a necessidade de os dados passarem pelos Estados Unidos.

Brasil é o país mais influenciado por conteúdos de redes sociais

Segundo estudo da Comscore, penetração de conteúdos dessas mídias tem sucesso de 97%, acima de China, Índia e Estados Unidos.

Em ação do Google, STF julga se polícia pode identificar pessoas que fizeram mesma busca na internet

Caso específico envolve buscas sobre Marielle Franco nos quatro dias anteriores à morte da vereadora carioca, mas Supremo entendeu que há repercussão geral.

CGI.br adoça o tom e propõe colaborar com Decreto que muda o Marco Civil

Ofício à Secretaria de Cultura esquece que o governo tem o dever de ouvir o Comitê Gestor sobre temas de regulação da internet e prefere a torcida pelo despertar do espírito multissetorial.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G