Clicky

INTERNET

Google, sem retorno financeiro, diz adeus ao projeto de internet por balões

Convergência Digital ... 22/01/2021 ... Convergência Digital

A Alphabet, empresa dona da Google, anunciou o encerramento do Loon, a divisão que fornece internet a partir de balões flutuantes. A decisão, anunciada em blog pelo diretor do laboratório Google X, Astro Teller, se deu a partir da inviabilidade comercial da solução. 

“Infelizmente, apesar das conquistas técnicas inovadoras da equipe nos últimos 9 anos - fazer muitas coisas antes consideradas impossíveis, como navegar precisamente em balões na estratosfera, criar uma rede de malha no céu ou desenvolver balões que podem suportar as condições adversas da estratosfera por mais de um ano - o caminho para a viabilidade comercial se provou muito mais longo e arriscado do que o esperado. Portanto, tomamos a difícil decisão de fechar Loon. Nos próximos meses, começaremos a desacelerar as operações e não será mais uma Outra Aposta no Alphabet”, explicou. 

O Loon foi lançado em junho de 2013, e de um projeto inicial na divisão X se tornou uma empresa independente dentro do grupo. Um piloto de serviço comercial de internet a partir dos balões foi lançado no Quênia em julho, composto por uma frota de cerca de 35 balões que cobriam uma área de cerca de 50.000 quilômetros quadrados. Loon também forneceu serviços de Internet para áreas afetadas por desastres naturais, enviando balões para Porto Rico após o furacão Maria em 2017 e para o Peru após um terremoto em 2019.

O Brasil esteve na linha de frente do programa. Em 2017, por exemplo,o Google soltou um balão no Piauí. Mas ele caiu e assustou moradores da zona rural de São João da Serra, Norte do Piauí.


MP reitera o pedido de suspensão imediata da nova política de privacidade do WhatsApp

Solicitação foi do procurador de Justiça, Luiz Antônio de Souza, do Ministério Público de São Paulo. Medida foi solicitada pelo Instituto Sigilo.

Facebook e Google, dono do You Tube, são convocados à CPI da Covid-19 no Senado

Presidente da República, Jair Bolsonaro, disse em vídeos publicados nas redes, que contrair Covid-19 confere maior imunidade que as vacinas.

Mediastream: à espera do 5G, streaming valida formatos de monetização

Mais e mais empresas estão em busca de fazer streaming no país e com a pandemia mercados até então fora do radar, como o agronegócio, buscaram a tecnologia para fazer valer seus negócios, diz o diretor da empresa, Marco Lopes.

Justiça de São Paulo rejeita recurso da Apple e mantém multa de R$ 7,7 milhões por FaceApp

Procon de São Paulo aplicou a multa por comercializar aplicativo sem termos de uso em português e por conter cláusulas abusivas.

Facebook decide manter contas de Donald Trump suspensas até 2023

"As ações de Trump constituíram uma violação grave de nossas regras que merecem a maior penalidade",disse o Facebook. As contas do ex-presidente dos EUA no Facebook e no Instagram estão suspensas desde o dia 07 de janeiro, um dia depois de o político elogiar pessoas envolvidas no ataque ao Capitólio.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G