Clicky

INTERNET

Brasil é top 5 entre os países que mais mandam tirar conteúdo do Google

Convergência Digital ... 30/03/2021 ... Convergência Digital

O sistema internacional Statista realizou recentemente um levantamento em que registrou o número de solicitações governamentais e judiciais de remoção de conteúdo do Google durante todo o primeiro semestre de 2020 das nações que mais requisitaram tais direitos, de acordo com a unificação de dados feita pela plataforma de descontos online Cuponation. Dentre os 20 países participantes da pesquisa, o Brasil aparece como o único país citado na América Latina, ocupando o quinto lugar do ranking com um total de 576 pedidos ao Google para a retirada de determinadas informações da internet, independentemente de ser verídica ou não.

O dado aponta um aumento de 54,42% de solicitações de remoção de conteúdo desde 2017, em que, na época, foram feitos 373 pedidos: 189 sobre difamação, 124 sobre privacidade e segurança e 66 sendo sobre lei eleitoral, conforme estudo divulgado pelo próprio Google. No entanto, apesar desse crescimento dos últimos 4 anos, a pesquisa Statista mostra que o Brasil caiu de posição na lista, onde antes estava em segundo lugar.

Isso aconteceu porque os demais países apresentados estão com governos mais analíticos aos conteúdos que são expostos na internet, e por isso a demanda de solicitações  aumentou. O que comprova tal fato é o número de informações retiradas do ar na Rússia, nação que garante atualmente o primeiro lugar do ranking, com 12.688 requisições de remoção durante o mesmo semestre do ano passado - ou seja, quase 22 vezes mais que nosso país.

De resto, as nações que se posicionaram em segundo e terceiro lugares da lista são do continente asiático: Coreia do Sul e Índia, que solicitaram ao Google 1.235 e 1.024 vezes, nessa ordem. Os países que foram apresentados em última e penúltima posição das vinte nações são Espanha e Tailândia, com apenas 50 e 55 pedidos de retirada de dados, também nesta ordem.

 
 


MP reitera o pedido de suspensão imediata da nova política de privacidade do WhatsApp

Solicitação foi do procurador de Justiça, Luiz Antônio de Souza, do Ministério Público de São Paulo. Medida foi solicitada pelo Instituto Sigilo.

Facebook e Google, dono do You Tube, são convocados à CPI da Covid-19 no Senado

Presidente da República, Jair Bolsonaro, disse em vídeos publicados nas redes, que contrair Covid-19 confere maior imunidade que as vacinas.

Mediastream: à espera do 5G, streaming valida formatos de monetização

Mais e mais empresas estão em busca de fazer streaming no país e com a pandemia mercados até então fora do radar, como o agronegócio, buscaram a tecnologia para fazer valer seus negócios, diz o diretor da empresa, Marco Lopes.

Justiça de São Paulo rejeita recurso da Apple e mantém multa de R$ 7,7 milhões por FaceApp

Procon de São Paulo aplicou a multa por comercializar aplicativo sem termos de uso em português e por conter cláusulas abusivas.

Facebook decide manter contas de Donald Trump suspensas até 2023

"As ações de Trump constituíram uma violação grave de nossas regras que merecem a maior penalidade",disse o Facebook. As contas do ex-presidente dos EUA no Facebook e no Instagram estão suspensas desde o dia 07 de janeiro, um dia depois de o político elogiar pessoas envolvidas no ataque ao Capitólio.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G