Clicky

Com internet fixa restrita, TIM vê Claro ampliar distância durante a pandemia

Luís Osvaldo Grossmann ... 19/04/2021 ... Convergência Digital

No ano de 2020, a Claro aumentou a vantagem como a segunda prestadora em acessos. A prestadora esteve próxima da TIM em acessos desde que assumiu o segundo lugar em Market share de acessos em 2017. Em 2020, no entanto, a vantagem da Claro em relação à TIM aumentou. É o que aponta o Relatório de Acompanhamento do Setor de Telecomunicações, com dados de 2020, divulgado pela Anatel nesta segunda, 19/4.

A agência aponta que a TIM foi a prestadora com Poder de Mercado Significativo que perdeu a maior quantidade de acessos ao longo do ano passado, enquanto a Claro foi a que mais ganhou. A Oi foi a outra prestadora que registrou diminuição em acessos, perdendo uma pequena quantidade cerca de 140 mil acessos.

Em números, Claro e TIM começaram 2020 praticamente empatadas, com 54,48 milhões versus 54,44 milhões de clientes, respectivamente. O desempenho ao longo do ano passado, porém, foi diametralmente oposto. A TIM perdeu 3 milhões de acessos no período, enquanto a Claro ganhou 5,7 milhões. 

Como fatia do mercado, significa dizer que ambas detinham 24% do mercado de telefonia celular ao fim de 2019. Quando 2020 terminou, a Claro passou a concentrar 25,7% dos acessos móveis, enquanto a participação da TIM caiu para 21,9%. Ambas seguem atrás da Vivo, que também cresceu, para 33,5%, com 78,5 milhões de acessos. 

Segundo o relatório da Anatel, a pandemia de Covid-19 e rotinas de teletrabalho e quarentena podem ser uma das causas da queda de acessos da TIM. Com pessoas passando mais tempo em casa, verificou-se aumento nos acessos de TV por Assinatura e os usuários tendem a utilizar mais o WiFi do seu plano de Banda Larga Fixa. Sob essa ótica, a TIM está atrás de Claro e Vivo, uma vez que sua atuação no mercado de Banda Larga Fixa é restrita a um pequeno grupo de municípios. 

“Assim, a empresa não tem o apelo de um plano triple play (Banda Larga Fixa, Telefonia Móvel e TV por Assinatura) para oferecer a seus clientes nesse período em que as pessoas estão passando a grande maioria de seu tempo em casa”, aponta o relatório da Anatel. 


Internet Móvel 3G 4G
Itaú Unibanco e Vivo Empresas testam agência bancária com 5G

Tecnologia foi implantada em uma agência localizada no Brooklin, bairro da zona sul da capital paulista, por meio de uma licença experimental da Anatel, na frequência de 3,5GHz.

Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Justiça condena Claro e Mercado Pago a indenizar dono de celular sequestrado

Jusitça usou o Código de Defesa do Consumidor como base para estabelecer a punição aos prestadores de serviços. Consumidores tiveram telefone registrado em outro chip e dinheiro sacado de plataforma de intermediação de pagamentos.

Pernambucanas investe em chip próprio de telefonia móvel

Varejista investe em telefonia MVNO em parceria com a Surf Telecom. Modelo de negócio não exige fidelidade e não cobra multas e não há plano fixo.

Anatel busca consultoria para implementar acesso dinâmico a espectro

Contratação será feita pela União Internacional de Telecomunicações e envolve análise do arcabouço normativo e proposta de novas possibilidades de regulação.

Banco24Horas entra no mercado de recarga de celular e TV pré-pagos

As funcionalidades já estão disponíveis em mais de 23 mil caixas eletrônicos espalhados pelo país. Banco24Horas entra em um mercado com 71% dos consumidores são das classes C, D e E e um mercado avaliado em R$ 20 bilhões ao ano.




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G