Home - Convergência Digital

Governo dos EUA sugere comprar controle de Ericsson e Nokia para bater a Huawei

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 07/02/2020

No vale-tudo que vai se transformando a “corrida pelo 5G”, o procurador-geral dos Estados Unidos, William Barr, defendeu na quinta, 6/2, ao participar de uma conferência sobre a China, que o governo americano, sozinho ou com aliados, adquira posição de controle sobre as empresas europeias de equipamentos de rede Ericsson e Nokia, segunda e terceira maiores fabricantes do mundo, atrás da chinesa Huawei.

“Colocar nosso grande mercado e musculatura financeira por trás de uma ou das duas empresas fariam um competidor muito mais formidável e eliminaria preocupações com sua continuidade como força relevante”, afirmou Barr. 

Em seguida, o procurador-geral dos EUA emendou com uma avaliação para além dos costumeiros argumentos ligados à segurança dos dados como motivo para combater a Huawei: “Na medida que a China captura mais e mais dados gerados por infraestruturas de 5G, ela é capaz de produzir uma melhor inteligência artificial, porque quanto mais dados, melhor IA”. 

Nesta sexta, o ministro de Energia e Desenvolvimento Digital da Suécia, Anders Ygeman, afirmou que um potencial interesse dos EUA faria sentido uma vez que não existem empresas dos Estados Unidos que contenham linhas completas de soluções em 5G. Mas avisou que a Ericsson até aqui não tinha recebido nenhuma proposta concreta. “Não há nenhuma proposta concreta dos EUA e se tivesse tal proposta ela caberia aos acionistas da Ericsson responder”, disse o ministro à agência Reuters. 

Se a proposta vai além da retórica do representante do governo americano ainda não é possível saber. Mas as ações das empresas mencionadas agradecem. Após as declarações de William Barr as ações da Ericsson se valorizaram em 4% e da Nokia 6%. 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

27/03/2020
GSI: Anatel deve ajustar norma de cibersegurança aos casos específicos do 5G

27/03/2020
Anatel prorroga consulta pública do edital 5G por 15 dias

27/03/2020
GSI impõe combinação entre operadoras na instalação de redes do 5G

25/03/2020
Coronavírus faz EUA adiar leilão do 5G

23/03/2020
Japão promete 5G para março, mesmo com o COVID-19

17/03/2020
China concentra 70% das conexões 5G do planeta

13/03/2020
Anatel avalia outorgas do 5G à banda larga fixa, não só telefonia móvel

12/03/2020
Empresas ainda temem impacto dos custos da interferência do 5G nas parabólicas

12/03/2020
Operadoras pedem que edital do 5G traga compromissos na nova tecnologia

12/03/2020
Grandes teles e pequenos provedores disputam espaço no leilão do 5G

Destaques
Destaques

Bloqueio de celular pirata não impediu disparada de 344% no mercado cinza

Segundo dados da IDC Brasil, o resultado de 2019 indica que o aperto no bolso dos brasileiros foi maior que o da fiscalização. Entre os modelos mais baratos, no entanto, o mercado “paralelo” caiu. 

5G vai movimentar mais de R$ 5 trilhões até 2025

Segundo estimativas da GSMA, 80% desse valor será concentrado no investimento nas redes de nova geração. 

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Carro autônomo: decisões baseadas em dados vão evitar acidentes?

Por Rogério Borili *

O grande debate é que a inteligência dos robôs precisa ser programada e, embora tecnologias como o machine learning permitam o aprendizado, é preciso que um fato ocorra para que a máquina armazene aquela informação daquela maneira, ou seja, primeiro se paga o preço e depois gerencia os danos.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site