Com o fim do horário de verão no Brasil, decisão do governo Bolsonaro, há o risco de impactos no Banco de Dados Global da IANA (em português, Autoridade para Atribuição de Números de Internet), utilizado em smartphones e dispositivos eletrônicos para garantir que estejam sempre com o horário correto. A advertência é feita pelo Google.
Na prática, isso significa que alguns celulares possivelmente não tenham a informação necessária para evitar que o relógio seja atualizado automaticamente no hora e dia previstos para começar o horário de verão 2020, que foi cancelado pelo governo. Ou seja, à meia-noite deste domingo, dia 1º de novembro.
Portanto, existe uma possibilidade de que a mudança ocorra como se o horário de verão ainda estivesse valendo, principalmente, para usuários de celulares com versões anteriores ao Android 10, a partir da qual o Google disponibilizou um recurso para facilitar a atualização do banco de dados da IANA.
Para não correr o risco de perder compromissos, o usuário pode definir a hora do seu smartphone manualmente no sábado à noite, antes do dia previsto para o horário de verão. Basta seguir o passo-a-passo abaixo:
Entre no menu Configurações e procure o item chamado "Sistema", depois, escolha "Data e Hora" ou algo similar (em alguns aparelhos talvez não seja necessário passar pelo menu "Sistema").
Desative as opções "Data e hora automáticas" e "Fuso horário automático"
Foi derrubada decisão que impedia a estatal de fazer a manutenção durante o dia para evitar problemas técnicos durante o horário comercial. Para o Superior Tribunal de Justiça, restrição ao trabalho de manutenção representa risco de grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia. Medida abre precedente para outras prestadoras de serviços.
Resolução do impasse, que se arrasta, é urgente, até por conta da chegada do 5G e pela necessidade da implantação das antenas de pequeno porte, as small cells, afirmam CPFL, Copel e Neoenergia.
A adverência é feita pela advogada especializada em direito digital, Patrícia Peck. "Não basta arrumar a casa para estar protegido. A falta de uma liderença para cuidar da LGPD é um erro grave", pontuou.
Diretor da Associação Brasileira de Internet, Evair Galhardo, sustenta que 5G e Wi-Fi 6 são complementares, mas admite que por ser usada em faixa não licenciada, o Wi-Fi 6 vai se multiplicar muito mais rápido no País.
Em ação de produtores independentes, Augusto Aras sustenta que STF não pode modificar interpretação técnica da Anatel de que a Lei do Seac não se estende à internet.