Clicky

5G é agenda prioritária para novo ministro das Comunicações

Ana Paula Lobo* ... 17/06/2020 ... Convergência Digital

Inclusão digital e 5G são prioridades no Ministério das Comunicações, pelo menos foram os temas destacados pelo novo ministro, Fábio Faria, na solenidade de posse, realizada nesta quarta-feira, 17/06, no Palácio do Planalto. Em um discurso - bem mais político do que setorial, Faria lembrou que a digitalização foi essencial para enfrentar a pandemia de Covid-19 e exemplificou com o avanço do comércio eletrônico.

Fábio Faria citou o 5G como infraestrutura fundamental para avançar com uma banda larga com qualidade e ressaltou que a tecnologia terá um impacto significativo na economia, mas evitou entrar no embate político sobre o tema- o presidente Bolsonaro diz que o 5G terá de levar em conta a política externa e o presidente da Câmara,Rodrigo Maia, pediu para não 'politizar' o 5G em prejuízo do avanço da tecnologia.

O novo ministro destacou ainda que as mudanças tecnológicas são imediatas e massivas na telefonia, TV e Internet exigem agilidade do ecossistema. Como promessa de posse, o novo ministro reforçou que tem a missão de democratizar o acesso as tecnologias para conectar todos os brasileiros à sociedade da informação. "Temos de enfrentar, com o apoio de todos, o avanço rápido da tecnologia para estarmos prontos", disse.

Com uma solenidade concorrida, repleta de políticos, entre eles, o ex-ministro das Comunicações e presidente do PSD, Gilberto Kassab, Fábio Faria falou da inclusão digital. Segundo ele, é crucial que se leve Internet para quem ainda não tem e, aqui, podemos subentender que poderemos ter um novo papel da Telebras, gestora do satélite brasileiro, na iniciativa de avançar com o acesso à Internet por satélite nas regiões não atendidas pelas operadoras de telecomunicações. Ficou marcado ainda que há a intenção de uma aproximação com a radiodifusão, uma vez que todos os radiodifusores- com exceção da Globo- foram citados nominalmente pelo novo ministro.

Participaram ainda da posse de Fábio Faria, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que se posicionou pelo não uso político do 5G anteriormente, o presidente do STF, Dias Toffoli e o vice-presidente da república, Hamilton Mourão. No tom político do discurso, Fabio Faria observou que o momento grave que o Brasil enfrenta, exige compreensão e abertura ao diálogo.


Internet Móvel 3G 4G
Teste na Europa registra 1Gb de velocidade em ondas milimétricas 5G

Telecom Italia, Ericsson e Qualcomm realizaram um piloto em Roma, na Itália, em mmWave 5G em 26GHz, e anunciaram ter conseguido taxas de 1GB/s no downlink e 700 Mb/s no uplink. Novo teste será feito, agora, na cidade de Front, em Torino, também na Itália.

Oi é única a crescer na TV paga, mercado que encolhe há seis anos sem reagir

No acumulado de janeiro a outubro de 2020, já se foram mais 660 mil acessos perdidos no segmento – e quase 5 milhões desde o pico, em 2014. 

Anatel encerra ciclo de TACs em acordo fraco com Algar

Depois de fracassar na troca de multas por investimentos com Oi, Vivo e Claro, agência contabilizou sucesso somente com a TIM e permitiu à Algar cortar mais da metade do acerto inicialmente firmado. 

Anatel renova faixa de 850 MHz para Vivo, mas nega pedido de redução de preço

Empresa renovou apelo ao regulador para que fosse aplicada a regra do preço público ou ônus de 2%, ambos abaixo do valor de mercado.

STF julga inconstitucionais leis de BA e RJ sobre créditos pré pagos e cobrança de serviços

Mais uma vez, Supremo ressaltou que, ainda que importantes ações em defesa dos consumidores, normas estaduais não podem invadir a competência privativa da União de legislar sobre telecomunicações. 

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G