Clicky

INTERNET

Grupo de 165 empresas avança contra Google e pede ação antitruste

Convergência Digital* ... 12/11/2020 ... Convergência Digital

Um grupo de 165 empresas e órgãos setoriais pediram a autoridades antitruste da União Europeia que adotem uma linha mais dura contra o Google, afirmando que a gigante de tecnologia dos Estados Unidos favorece injustamente seus próprios serviços em sua ferramenta de busca.

O grupo inclui empresas dos EUA e do Reino Unido, bem como de 21 países da UE. Ele enviou uma carta conjunta à comissária de defesa da concorrência na UE, Margrethe Vestager, nesta quinta-feira, dizendo que o Google coloca seus próprios serviços em posições destacadas em resultados de pesquisas e cobrando uma ação rápida para o fim da prática.

O Google nega as afirmações de que favorece injustamente seus próprios serviços. A companhia afirma que seus usuários não estão presos e que a concorrência para seus serviços está a apenas um clique de distância na internet.

“As pessoas esperam que o Google forneça os resultados de busca mais relevantes e de alta qualidade em que possam confiar”, disse um representante do Google. “Eles não esperam que privilegiemos empresas específicas ou rivais comerciais em detrimento de outros, ou que paremos de lançar serviços úteis que criam mais opções e uma maior concorrência para os europeus.”

O grupo de 165 participantes - que afirma ser o maior a escrever em conjunto para chefes de concorrência da UE - inclui 135 empresas que oferecem serviços online e 30 associações industriais.

A Comissão Europeia informou que recebeu a carta e que a responderá em seu devido tempo.

“Enquanto competimos entre nós pela melhor experiência do consumidor, existe um concorrente comum que não compete de forma justa - o Google”, afirma a carta vista pela Reuters.

* Com informações da Reuters


Revista Abranet 33 . jan-mar 2021
Veja a Revista Abranet nº 33
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais impõe a contratação de um DPO (Data Protection Officer), profissional que tende a ficar cada vez mais requisitado e valorizado... Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

Idec cobra ANPD, Senacon e Cade por medidas contra mudanças no WhatsApp

Entidade de defesa do consumidor alega que por não permitir consentimento, nova política de privacidade e termos de uso violam LGPD. Novo modelo da OTT está previsto para vigorar a partir do dia 15 de maio.

Internet das Coisas desafia a privacidade e a governança da Internet

A afirmação é da professora da Escola de Comunicação da American University, Laura DeNardis, que participou da Seminário Internacional de Governança da Internet. Especialistas afirmam que confundir governo com governança é um erro grave e ameaça o ecossistema.

Agora é lei. Perseguição na Internet pode levar a até dois anos de prisão

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei que inclui no Código Penal a modalidade do crime de 'stalking1, prática de perseguição de pessoas na Internet. Penalidade pode ser acrescida em 50% se o crime for direcionado a mulhres e as crianças.

Brasil é top 5 entre os países que mais mandam tirar conteúdo do Google

País é o único citado na América Latina, mas deixou a segunda posição nas solicitações de retirada de informações da internet, independente de serem verídicas ou não. Maior parte dos pedidos é ligada à difamação.

MOB Telecom investe em core de 2,4TB instalados entre Fortaleza e São Paulo

Com presença forte no Nordeste, mas com presença em 14 estados, investitu R$ 3 milhões no reforço à infraestrutura.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G