03/03/2021 às 15:21
Internet Móvel 3G / 4G


Deutsche Telekom investe em roaming para ser global com NB-IoT
Convergência Digital

A Deutsche Telekom, operadora alemã, quer uma estratégia global para crescer em serviços NB-IoT para Internet das Coisas. A tele já possui acordos de roaming em vigor em cerca de 20 países, incluindo Espanha, Itália, Reino Unido e Estados Unidos. E também oferece roaming para o padrão IoT LTE-M de baixa potência (LPWA) em dez países, incluindo França e Japão, onde as teles desistiram do negócio próprio voltado para Internet das Coisas.

A operadora alemã usa sa redes de suas afiliadas para oferecer suporte a aplicativos IoT fora de  mercado doméstico, a partir dos acordos firmados com outras teles como Vodafone Group, Orange e Telecom Italia. A demanda agregada da Deutsche Telekom aumentou nacional e internacionalmente desde o lançamento de sua rede NB-IoT em 2019.

A estratégia da tele chega quando outras operadoras estão revendo seus planos para IoT, como a japonesa NTT DoCoMo que anunciou que vai desligar suar rede NB-IoT menos de um ano depois do seu lançamento para priorizar a rede LTE-M, que também se tornou a opção da francesa Orange. A norte-americana Dish também abandonou a rede NB-IoT para centrar seus esforços na construção da rede 5G.

*Com Mobile Live World


Powered by Publique!