Clicky

INOVAÇÃO

Regras do jogo inibem apoio à Inovação por parte do Governo

Luís Osvaldo Grossmann ... 13/08/2020 ... Convergência Digital

Apoiar a inovação deve ser missão fundamental do Poder Público. Afinal, como aponta o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação na Prefeitura de Florianópolis, Marcus Rocha, a própria receita com tributos depende diretamente do desenvolvimento econômico. Mas ao participar do Oracle Transformation Day para setor público, realizado no dia 11 de agosto, ele lembrou que as regras não facilitam a participação dos governos. 

“O dinheiro do governo vem dos tributos. Se não tiver desenvolvimento econômico, se a gente não ajudar os empreendedores, mais à frente o governo não se sustenta. Mas tem uma insegurança jurídica grande. A Lei 8.666/93 foi criada para acabar com o risco na compra pública, mas a inovação tem naturalmente o risco dentro dela”, afirmou. 

Florianópolis conta, nominalmente desde 2012, na prática desde 2017, com uma legislação específica de apoio à inovação, mas mesmo assim a tarefa do gestor público é complexa. 

“Quando falo de inovação, tenho muito mais que compartilhar o meu problema, numa ótica de inovação aberta, do que escrever um termo de referência. Porque se tenho uma ou duas empresas inovadoras com uma solução específica, se escrever o termo para elas estou dirigindo a licitação, o que obviamente não é correto. Mas não tem outro mecanismo para solucionar isso.”

Segundo ele, “para que o governo entre mais de cabeça, ainda que tenha melhorado com a Lei de Inovação, mas que consiga efetivamente se integrar, fazendo aquisição de soluções, retroalimentando o ciclo virtuoso, temos que reduzir o gap jurídico que nós temos”. 


5x5 TecSummit debate o prontuário único do DATASUS

O debate sobre os desafios do órgão responsável pela implementação da Saúde Digital no Brasil acontece com o diretor do Departamento de Informática do ministério da Saúde, Jacson de Barros, no dia 08 de dezembro.

FCA e TIM anunciam carro conectado no Brasil para primeiros meses de 2021

Os carros das marcas Fiat, Jeep e Ram virão com eSIM, chip virtual para acesso a Wi-Fi nativo a bordo com 4G. "O carro será um smartphone e um tablet", afirma o CIO da FCA, André Souza Ferreira.

Polícia Federal quer usar drones no combate aos crimes eleitorais.

Expectativa é que mais de 100 drones sejam usados para inibir e flagrar condutas ilegais na eleição deste ano.

Robôs vão eliminar 85 milhões de empregos em 26 países, Brasil entre eles

Estudo ‘O Futuro dos Empregos 2020’, do Fórum Econômico Mundial, adverte que quase 50% dos trabalhadores vão precisar de requalificação.

Fiemg lab e Fiat Chrysler automóveis (FCA) buscam startups de Supply Chain e Manufatura

Competição está com inscrições abertas até o dia 28 de outubro. Oito projetos serão selecionados e terão testes industriais em 2021.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G